Colégio Web

Do nomadismo à agricultura e pecuária

Por muito tempo, os seres humanos viveram se mudando de um lugar para o outro. Eles eram nômades. Depois, descobriram a agricultura e a pecuária. Entenda!

Publicidade

Você sabe como as pessoas viveram e se desenvolveram no campo? Você vive no campo ou na cidade? Qual é a diferença? Vamos entender sobre a convivência das pessoas no campo!

Atualmente, a maioria das pessoas vive em cidades, podendo ser em uma cidade grande ou pequena. Mas nem sempre foi dessa forma!

Antigamente, as pessoas viviam em grupos, pois era mais fácil de sobreviverem, e não existiam as cidades; essas pessoas viviam no campo. Elas sobreviviam da caça, da pesca, e retiravam alimentos da natureza, pois nessa época não sabiam como plantar ou cuidar dos animais. Quando a comida era escassa na região onde estavam, eles precisavam se mudar e procurar outra para se estabelecerem. Por isso, eram chamados de nômades, pessoas ou grupo de pessoas que não tinham residência fixa, pois se deslocavam para outros lugares em busca de comida para a sua sobrevivência.

Ainda hoje, muitos povos vivem dessa forma, viajando pelo deserto da Arábia e pelo norte da África.

O surgimento da Agricultura

Agricultura

Os primeiros grupos humanos iniciaram as suas tarefas de forma organizada. As tarefas eram distribuídas entre os homens e as mulheres. Os homens e os meninos desempenhavam tarefas como a caça e a pesca. As mulheres e as meninas praticavam a coleta, pois ainda não sabiam plantar, e retiravam da natureza o que já existia para a sobrevivência.

Como colhiam alguns alimentos da natureza, as mulheres começaram a perceber que alguns tinham semente e que quando caiam no chão, geravam uma nova planta. Essa planta precisava de cuidados para gerar novos frutos que tinham sementes, e que poderiam gerar novos frutos. Foi assim que surgiu a agricultura essa atividade tão importante de plantar e colher alimentos necessários à manutenção do nosso organismo.

Essa descoberta foi um grande passo para a humanidade que aprendeu aos poucos que a agricultura, além de ser um meio de sobrevivência própria, poderia também ser um meio de subsistência, ou seja, de plantar, colher, para vender ou trocar.

O surgimento da pecuária

Pecuaria

Primeiramente, os homens caçavam os animais existentes na natureza para sua sobrevivência. Outros animais se aproximavam do homem em busca de alimento, e perceberam que esses animais poderiam ser domesticados. Com o passar do tempo, o homem percebeu que esses animais podiam oferecer também alimento como o leite, os ovos, a carne e a pele que serviam para reforçar a alimentação de todo o grupo. Essa atividade de criar animais para o fornecimento de alimentos, chamamos de pecuária.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados