Colégio Web

Nauru: o menor país insular do Mundo

Publicidade

Se você nunca ouviu falar de Nauru, não se preocupe. A maioria das pessoas não conhece a pequena nação da Oceania. Nauru é um país insular, ou seja, uma ilha como Cuba ou Japão. Contudo o pequeno país tem somente 21 quilômetros quadrados  de extensão, o que faz dele o menor do mundo.

É uma republica e sua independência foi reconhecida na segunda metade da século XX. É modesto também em densidade demográfica, conta com a população de 13,248 habitantes. A maioria dos cidadãos vivem em Yaren que é a cidade mais populosa e o pólo do país. Contudo, o Poder Executivo está no distrito vizinho, Meneng.

Por falar em política, a nação é uma República e o Parlamento conta com treze membros que são eleitos de três em três anos. Os parlamentares são encarregados de eleger o líder de Estado, ou seja, Presidente. Há somente dois partidos políticos: Democratic Party e Nauru Party.

Nauru tem um PIB de 36,9 milhões de USD, cerca de 100 vezes menos que o PIB do Brasil. A economia do Estado se baseia na exportação de recursos naturais e exploração de fosfato, a principal fonte de renda do país desde a colonização.

Nauru

História de Nauru

Nauru foi inicialmente habitada por Micronésios, Polinésios e por tribos. Contudo, foi descoberta pelos europeus em 1798. Tornou-se uma colônia da Alemanha  e, no inicio do século XX, encontram minerais na ilha, o que  chamou a atenção  dos demais países.

Quando estoura a Primeira Guerra Mundial a Alemanha perdeu o controle da ilha e Nauru passou a ser território mandatário administrado pela sua vizinha Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido. Durante a Segunda Guerra Mundial, a ilha foi ocupada pelo Japão, mas finalmente obteve sua independência em 1968 e é membro das ONU desde 1999.

Curiosidades

Nauru Ilha

– Nauru é o único país do mundo que não possui capital;

– As doze pontas da estrela da bandeira da nação representam o numero de tribos que o fundaram;

– O idioma oficial é o nauruano e o inglês australiano;

– Nauru tem como moeda o dólar australiano;

– A nação é menor que o estado de São Paulo;

– O clima de Nauru é equatorial;

– O país conta com somente 0,2 % de água doce;

– O pequeno aeroporto de Nauru funciona somente às terças-feiras e às quintas-feiras.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados