Colégio Web

Município é diferente de cidade

municipioUé, será que o pessoal do Colégio Web está trocando as bolas? Como assim que município é diferente de cidade? A Geografia explica que municípios são todas aquelas áreas territoriais totais e administradas por uma prefeitura, que possui um chefe do poder executivo e um quadro de vereadores que responde pelo poder legislativo. Os municípios correspondem à divisão que o estado realiza de toda a sua área em diferentes partes. O próprio estado delimita as divisas. Dentro dessas divisas é que surgem as cidades.

Publicidade

As cidades nada mais são do que as partes urbanizadas dos municípios. Quando há agrupamentos residenciais menores e isolados, eles também podem ser chamados de vilas, povoados ou nomes similares. Quando falamos em cidade, está nos referindo a uma área que vai apresentar uma média ou grande concentração de pessoas. As cidades também possuem escolas, ruas, bairros e outras características.

Vamos fazer um exercício? Qual a maior cidade do Brasil? A resposta seria São Paulo. Que é a cidade mais populosa da nação. Já em termos de município, há outros que são maiores que São Paulo, mas apenas em termos de delimitação de divisas.

Os municípios poderão ter vários distritos e cidades, que são as distritos-sedes. Já os municípios menores, talvez nem sempre tenham autonomia municipal ou tenham passado por processos de emancipação.

Em resumo, os municípios são territórios compostos por áreas rurais e algumas áreas urbanizadas que podem ser chamadas de cidades.

Dados de 2013, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o Brasil passou a ter 5.570 municípios. Alguns desses municípios estão com uma população maior que a de diversas nações em todo o mundo. É o caso de São Paulo, que conta com uma população de 11 milhões de habitantes.

1111Por outro lado, nesse mesmo Brasil, existem municípios menores, com menos de mil habitantes. Há ainda aqueles que possuem extensão territorial imensa. É o caso de Altamira, no estado do Pará, que tem duas vezes a área de Portugal. Enquanto que há municípios com de 4 km².

O IBGE também explica a existência dos chamados territórios desconexos, que não foram classificados como municípios. É o caso de Sítio d’Abadia e Senador José Porfírio, que pertencem a Roraima, estado-membro que possui um número menor de municípios, no caso quinze. Minas Gerais, por outro lado, possui 853 municípios.

Compreenderam a diferença entre cidade e município? Já estão observando em suas realidades? Agora, transmitam essa informação. Que outros assuntos ou curiosidades vocês possuem em relação ao espaço que vivem? Mandem suas sugestões ou dúvidas para o Colégio Web. Queremos saber suas opiniões sobre essas e novas matérias para o site.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados