Colégio Web

Mudanças na paisagem mundial

Publicidade

A paisagem pode ser alterada tanto pelos elementos naturais quanto pelos elementos humanizados.

Os elementos naturais mudam a paisagem de acordo com o lugar e as condições climáticas. Por exemplo, é o que acontece em países que ocorrem os terremotos, os maremotos (tsunami), as erupções vulcânicas, deslizamentos do solo, erosão das rochas, derretimento das geleiras, queimadas, entre muitas outras.

Já os seres humanos modificam a natureza em busca de moradia, melhores condições de sobrevivência, conforto e segurança, transformando a paisagem com suas características.

Com o crescimento da população é preciso cada vez mais construções de novas casas, além de mais espaço para a agricultura e pecuária. Utilizamos o solo para a alimentação, como o plantio e a criação de animais. Assim como para construção de vias, de estradas, de viadutos para a mobilização da população.

Paisagens e a marca do tempo

Paisagens

As paisagens se alteram com o passar do tempo e marcam época e estilos. Podemos observar essas mudanças por meio de construções antigas, que, atualmente, são tombadas como patrimônio histórico. Muitas delas estão espalhadas pela cidade, principalmente em locais históricos como museus e centro das cidades; esse é o caso de vários estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e tantos outros. Podemos encontrar grandes casarões e desenhos arquitetônicos de muitos anos que embelezam a cidade. Todo esse trabalho era realizado por artistas que esculpiam de forma artesanal, cada peça, cada obra, personificando a paisagem.

As belezas naturais

O nosso país é riquíssimo em paisagens naturais e muitas delas são preservadas pelo homem. De Norte a Sul do nosso país encontramos cenários que demonstram toda a sua beleza e sua preciosidade, aquilo que temos de melhor: a nossa natureza.

Temos muitas paisagens como florestas, cachoeiras, praias belíssimas, lagos e lagoas, rios, nascentes, dunas, montanhas, nossa Mata Atlântica, nossa fauna… Enfim, nosso bioma. Tanta beleza é contemplada pelos brasileiros e por milhares de turistas que visitam nosso país todos os anos. Essas belezas se não preservadas, se extinguem com o passar do tempo pela má preservação do ser humano.

mata atlantica

As mudanças de paisagem que prejudicam o ambiente

Os seres humanos, além de alterarem a paisagem, prejudicam o ambiente com a contaminação das águas, dos rios, com a matança indiscriminada de animais, com a poluição do ar, com as queimadas e derrubadas de nossas matas e florestas.  As consequências são várias doenças ao próprio homem, além de a natureza correr sério risco de extinção.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados