Os homens, ao longo de suas histórias, foram vivenciando diversos processos de adaptação aos ambientes em que viviam. Tudo estava bastante relacionado às necessidades de cada um.

Quando sentia necessidade de água, procurava o ambiente dos rios, mares e cachoeiras. Se havia necessidade de agricultura, nessas regiões as chances de cultivar bem as produções eram maiores. Era assim que eles plantavam os alimentos e davam conta da sobrevivência.

Com esse deslocamento de algumas comunidades para regiões favoráveis, foram surgindo as primeiras vilas, que se transformam posteriormente em cidades. A cada período, tais grupos buscavam melhorias para o viver coletivo. Assim foram sendo construídas as primeiras casas, em substituição às cabanas.

Também por uma necessidade de alimentar as crenças espirituais, foram sendo erguidas as primeiras igrejas. E, por uma necessidade de avanços, começaram a surgir as escolas. Nelas, os ensinamentos eram repassados de gerações a gerações.

Muitas crianças também precisavam de lazer e, assim, surgiram os primeiros espaços com essa finalidade.

Vocês devem ter observado que, para tantas necessidades, muitas mudanças deveriam ser feitas. E foi assim que o ambiente antes considerado natural passou a ser chamado de ambiente modificado. Essa transformação também implicou em prejuízos à natureza e tais problemas continuam acontecendo. Até que uma construção seja erguida, muita coisa precisa ser realizada e transformada. É por esse motivo que o homem também deve estar atento aos equilíbrios e limites.

Ambientes modificados

Ambiente modificadoAs centenas de construções e mudanças de hábitos foram transformando países, estados e cidades. A paisagem natural e seus elementos característicos foram sendo destruídos em meio ao desenvolvimento. Em alguns casos, mesmo tentando não interferir, o homem acaba gerando consequências irreversíveis.

Alguns recursos como o solo, a água, e diversos seres vivos são alguns dos prejudicados. Com as indústrias, o ar, a luz e o calor também sofreram interferências em diferentes regiões.

O crescimento das populações humanas é um dos fatores que contribui para esse novo cenário modificado com sérios riscos. Não à toa, autoridades e mecanismos de controle foram criados para analisar os impactos que já são sentidos em todas as partes do mundo.

Poluição e efeito estufa

Ambiente-modificadoAs poluições dos espaços urbanizados são um dos graves problemas que acometem a humanidade. Os estudiosos explicam que a camada de ozônio sofre destruição e que, com isso, houve um crescimento de doenças respiratórias e até mesmo dos casos de câncer.

Essa destruição da camada de ozônio levou ao chamado efeito estufa, caracterizado pela elevação do calor no planeta Terra. Daí surgiram as estiagens das chuvas e a falta de água em alguns reservatórios fechados, além da redução das águas dos rios.

Com tanto calor, as geleiras também estão passando por derretimento excessivo e catástrofes nos mares estão sendo cada vez mais constantes.

O homem precisa de melhorias para atender as suas próprias necessidades. Porém, existem diversas maneiras de realizar tais demandas sem destruir e prejudicar a paisagem natural. É a chamada consciência ambiental que ainda precisa ser bastante colocada em prática em todo o planeta.