Colégio Web

Miscigenação entre os portugueses, indígenas e africanos

Nosso país se formou, principalmente, da mistura desses três povos: indígenas, portugueses e africanos. Posteriormente, outros imigrantes surgiram. Entenda!

Publicidade

Assim como tudo em nossas vidas é formado a cada dia com muita dedicação e trabalho, o nosso país também foi formado, durante muitos anos, com o trabalho de um povo e a dedicação de todos. Vamos entender melhor como foi formado o nosso país! Afinal, vivemos em um espaço compartilhado com muitas outras pessoas, e tudo que fazemos é dentro desse território. Tudo isso junto forma o nosso país.

No Brasil, os primeiros grupos humanos que se formaram foram os indígenas. Eles viviam tranquilos em aldeias, ou em povoados, até o ano de 1500. Alguns povos que viviam bem distantes em outras terras conhecidas como Europa, por meio da navegação, chegaram ao nosso país. Eles chegaram com grandes navios a velas cujo nome é caravelas. Quando os europeus chegaram, eles avistaram grande quantidade de terras e todo o povo indígena.

Os europeus gostaram tanto de nossas terras que eles quiseram morar no nosso país e trouxeram muitas outras pessoas, mas não era o suficiente para trabalhar em nossos campos para a formação de nossas cidades. Foi então, que os europeus trouxeram pessoas da África para trabalhar. Porém, os africanos que trabalhavam para os europeus eram obrigados a trabalhar sem remuneração, ou seja, labutavam pesado, sem descanso e com pouca comida. Essas pessoas eram escravizadas.

Portanto, nosso país se formou, principalmente, da mistura desses três povos: indígenas, portugueses e africanos.

Miscigenação

Como a miscigenação começou?

Tudo começou em 1500, quando um grupo de homens saiu de Portugal, um reino na Europa, com o objetivo de encontrar novos povos que quisessem comercializar os seus produtos – troca de valores.

Naquela época, ninguém na Europa conhecia o território que chamamos de Brasil, porque esse lugar é bem distante e separado por uma imensa quantidade de água salgada chamado de Oceano Atlântico.

Para conseguir atravessar o oceano, os portugueses construíram as caravelas (grandes navios) que eram direcionados por um navegador experiente de nome Pedro Álvares Cabral. Como naquela época, os meios de navegação eram precários, era preciso que um navegador experiente pudesse direcionar o navio para chegar às novas terras a fim de encontrar novas pessoas e comercializar entre os reinos.

Assim, quando os portugueses desembarcaram em nossas terras, ao invés de encontrarem um reino, eles encontraram um povo calmo e tranquilo que viviam da pesca e da caça que chamamos de indígenas. Esse primeiro encontro foi em 22 de abril de 1500.

Os portugueses, então, tiveram relações com as indígenas, e posteriormente, com os africanos. Os imigrantes também vieram, e deixaram a miscigenação ainda mais completa. Por isso, hoje, o Brasil é um país tão plural!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados