Colégio Web

Maiores rios do mundo

Publicidade

Muita gente já deve ter se perguntado qual é o maior rio do mundo: o Amazonas ou o Nilo? E também, muita gente deve ter se perguntado como podemos definir qual é o maior rio do mundo, não é mesmo?

Pois a grande verdade é que até mesmo entre os especialistas no assunto, simplesmente há muita dúvida e muita controvérsia, já que eles divergem quanto ao fato de qual é o maior rio do mundo de verdade e também sobre quais critérios usar para defini-lo.

Por isso, vamos colocar aqui alguns dos maiores rios do mundo, segundo a opinião da maior parte dos especialistas, e vamos também explicar qual é o critério para definir esta lista.

Rio Amazonas

Por muitos anos, especialistas cravavam que por extensão, o rio Amazonas não era o maior do mundo, perdendo este posto para o rio Nilo, que era mais extenso, mas, no entanto, algumas expedições recentes simplesmente atestam que o Amazonas é mais longo, com 6.937 km.

Rio Amazonas

E como já era sabido de todos antes mesmo desta constatação, o rio Amazonas também ganha no quesito volume de água, então, agora podemos falar de modo efetivo e de peito aberto que o rio Amazonas é o maior rio do mundo.

Rio Nilo

Considerado um dos rios mais famosos do mundo, especialmente pelo fato de que foi em suas margens que floresceu uma das mais importantes civilizações do mundo antigo, a Civilização Egípcia, o rio Nilo era tão importante para os egípcios que tinha o status de um deus.

Maior rio da África, o rio Nilo era, até o ano de 2008, considerado o maior rio do mundo no quesito extensão. No entanto, uma expedição realizada neste mesmo ano comprovou que o rio Amazonas é mais longo. O rio Nilo conta com 6.650 km.

Rio Mississipi/Missouri

Maiores Rio Mundo

O rio Mississipi, com a ajuda de seu grandioso afluente, o rio Missouri, é o maior rio da América do Norte, formando também, a maior bacia hidrográfica do continente e assumindo o posto de terceiro maior rio do mundo.

Medidos juntos, os rios Mississipi/Missouri conseguem contar com comprimento de nada menos do que 6.212 km, o que garante à dupla, que pode ser considerada como sendo um rio único, o posto de terceiro maior rio do mundo.

Rio Ob

Localizado na Rússia, o rio Ob ocupa a quarta colocação nesta lista, sendo que ele é o maior dos rios da região da Sibéria, com comprimento total de 5.570 km, sendo conhecido por diversos nomes, mudando de acordo com o povoado que o margeia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados