Colégio Web

Maior país do mundo

Publicidade

O maior país do mundo em território é a Rússia, com 17,10 milhões de km². O país atravessa dois continentes, a Europa e a Ásia, fazendo divisa com 14 países por toda a extensão Leste/Oeste.

Os países que fazem divisa são: Bielorússia, Ucrânia, Noruega, Finlândia, Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Azerbaijão, Geórgia, Córeia do Norte, China, Mongólia e Cazaquistão. Além disso, também possui fronteiras marítimas com o Japão, pelo Mar de Okhotsk e com os Estados Unidos, pelo estreito de Bering.

Com uma população estimada em 142,9 milhões de habitantes, possui uma densidade demográfica de 8,3 habitantes / km².

Nas linhas abaixo, falaremos um pouco mais sobre esse país quanto as condições econômicas, climáticas religiosas e lingüísticas.

Confira!

Economia

Russia

Trata-se da oitava maior economia do mundo por PIB nominal e a sexta maior em paridade do poder de compra, com o quinto maior orçamento militar nominal. Seu PIB é de 3,558 trilhões de dólares, sendo de 14.316 dólares per capita.

O país é membro de diversos blocos econômicos como o G8, G20, Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), Organização para Cooperação de Xangai (OCX), Eurasec, além do papel de destaque na Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

Clima

Com um espaço bem amplo que domina quase a metade da Europa e um terço da Ásia, a Rússia pode ter vários climas diferentes.

Os principais deles são: Ártico, subártico, temperado e subtropical.

De uma maneira geral, podemos classificar as estações da seguinte forma: O inverno é longo e bem rigoroso, a primavera possui um clima temperado, o verão é curto e quente, enquanto o outono costuma ser bem chuvoso.

No entanto, vale lembrar que essas temperaturas podem oscilar bastante de região para região. Por exemplo, o verão, em determinados locais não passa de 25º, em outros, pode fazer mais do que 45°.

Religião

Rusia

O cristianismo, o islamismo, o budismo e o judaísmo são algumas das religiões que prevalecem no território russo.  No entanto, é de se ressaltar que o número de ateus na Rússia é estimado em algo bem significativo, entre 16 e 48% da população total.

Línguas

A Rússia possui 160 grupos étnicos que falam cerca de 100 idiomas diferentes. No entanto, apesar dessa grande dispersão, é de se ressaltar que o idioma russo predomina em todo o país. Trata-se da língua mais ampla em distribuição geográfica de toda a Europa e Ásia, além de ser a língua eslava mais falada.

Além disso, o russo é também uma das seis línguas oficiais Da Organização das Nações Unidas (ONU). Outras curiosidades que mostram a importância desse idioma é que um quarto da literatura cientifica do mundo é publicado em russo, o idioma também é utilizado como um meio de codificação e armazenamento e, alem disso, entre 60 e 70% de todas as informações do mundo são publicadas nas línguas inglesas e russa.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados