Colégio Web

Importância dos africanos para a cultura brasileira

Publicidade

Com a celebração do Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro como parte da Semana da Consciência Negra, muitos passam a serem os questionamentos sobre a real importância dos africanos para a cultura brasileira.

E com base nestas dúvidas e questionamentos, vamos listar alguns fatores importantes que deixam bem claro qual é a real importância dos africanos para a formação do caldeirão cultural brasileiro.

Expressões

Para quem ainda não tem a real noção do tamanho a importância dos africanos para a cultura brasileira, é importante observar quais são as expressões existentes em nosso cotidiano que têm algum tipo de origem relacionada com a cultura negra africana.

Importância africanos cultura brasileira

Exemplos não faltam, como as seguintes expressões: moleque, fubá, caçula, quitute, maracatu, berimbau, dengoso, cachaça, quiabo, angu, bunda, e muitas outras, são palavras que foram trazidas pelos africanos e que agora fazem parte do vocabulário de praticamente todo mundo.

Culinária

Se a quantidade de expressões e palavras de nosso vocabulário que nos foram trazidas pelos africanos ainda não serviu para dar a medida do tamanho da importância dos africanos para a cultura brasileira, vamos falar das contribuições culinárias.

Na culinária, os negros africanos nos trouxeram pratos que hoje em dia são comuns em algumas regiões do Brasil, como o vatapá, o acarajé, a pamonha, o mugunzá e a tradicional feijoada são exemplos de pratos com origens africanas ou com origens relacionadas aos escravos africanos.

Religião

E o que dizer então do aspecto religioso? Nesse aspecto, os negros africanos também deram uma contribuição considerável ao contexto brasileiro, já que trouxeram crenças e religiões inteiras para cá.

Alguns exemplos realmente interessantes que expressam a importância religiosa dos negros africanos e da sua cultura de um modo geral são os seguintes: quimbanda, umbanda, candomblé e catimbó.

Importância dos africanos para a cultura brasileira

E isto não para por aí, já que além das religiões e das crenças trazidas para cá, houve também um sincretismo que permitiu que surgissem visões muito particulares de algumas divindades africanas dentro do Brasil.

Este sincretismo nos trouxe paralelos entre santos católicos e entidades africanas, criando relações que são muito cultuadas por muitas pessoas ao redor de praticamente todas as regiões brasileiras.

Música

E por fim, para quem deseja ter mais uma prova da importância da cultura africana para a formação do Brasil como nação, bastará uma olhada para o cenário musical do país.

O samba é fruto da junção de ritmos africanos com ritmos europeus, e é até os dias de hoje o ritmo musical mais genuinamente brasileiro, reconhecido em todo o mundo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados