Colégio Web

Ilha Robben

Publicidade

Você já ouviu falar da Ilha Robben? Trata-se de uma ilha localizada na baía da Mesa, na África do Sul, a 11 km da cidade do Cabo.

Descoberta em 1488, a “ilha das focas” (significado do seu nome em holandês) possui 5,4 km de comprimento e 2,5 km de largura máxima. Esse local foi utilizado durante muitos anos por navegadores portugueses, ingleses e holandeses como posto de reabastecimento.

Nas próximas linhas, falaremos mais algumas curiosidades a respeito dessa ilha e de sua importância para a história do seu país.

Se você nunca ouviu falar dela, leia esse texto, pois tais curiosidades agregarão muito a seu conhecimento histórico. Se já ouviu falar, leia também, pois poderá conter algo que você ainda não sabe.

Curiosidades que à respeito da Ilha Robben

Robben Ilha

1# – Prisão de Nelson Mandela – A Ilha Robben foi o lugar onde Nelson Mandela – primeiro presidente eleito por sufrágio universal no país, em 1994 – e seus companheiros foram encarcerados por mais de duas décadas.

2# – Patrimônio da humanidade – Devido ao seu conhecimento histórico, sobretudo quando citamos a questão da luta contra o apatheid, em 1999, essa ilha foi inscrita pela Unesco em uma lista de lugares que são considerados Patrimônio da Humanidade.

3# – Belezas naturais – Além do conteúdo histórico que proporciona, essa ilha também é capaz de proporcionar maravilhas para um turista devido a suas belezas naturais.

Diversas espécies marinhas e terrestres podem ser encontradas por lá, garantindo ainda mais encanto ao local.

4# – Primeiros prisioneiros da ilha – Em 1591, cansados das práticas ilegais desenvolvidas pelos europeus, um grupo étnico do Sudoeste da África, conhecido como Khoikhoi, se rebelou contra um grupo de marinheiros portugueses sendo, obviamente, superados pelos mais bem armados europeus.

Diante da derrota, o grupo da tribo foi levado até a ilha, onde foram deixados sem comida e sem água.

Os membros desse grupo podem ser considerados os primeiros prisioneiros da ilha que seria utilizada com essa finalidade por centena de anos.

Ilha Robben

5# – Início da colonização na ilha – A ilha começou a ser colonizada em 1652, por meio de membros da Companhia Holandesa das Índias Orientais.

Isso ocorreu quando os holandeses começaram a caçar focas para vender a carne do animal aos próprios moradores do continente africano.

6# – Navios de guerra encerram dominação holandesa – Em 1795, o Império Britânico entra em atrito com os holandeses que estavam conseguindo bom retorno no seu comércio com a Índia.

A partir de então, os ingleses declaram-se donos do sul da África e utilizam navios de guerra para bombardear a ilha. Esse fato pôs fim a 150 anos de dominação holandesa no local.

7# – Novos colonizadores, mas antiga função – Mesmo trocando os colonos, a ilha continuou a ser utilizada de maneira bem semelhante. Como prisão.

Para lá, os ingleses enviavam desertores, assassinos, ladrões, prisioneiros políticos ou qualquer outro tipo de criminoso.

8# – Término da prisão – Somente após a libertação de Nelson Mandela, na década de 90, a prisão na ilha foi fechada e o local foi considerado um monumento nacional.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados