Colégio Web

Guia completo da Floresta Amazônica

Publicidade

A floresta amazônica é uma floresta que possui uma mata fechada, isso quer dizer que as árvores ficam bem juntas uma das outras. Se você olhar de cima poderá observar uma grande mata verde e não conseguirá ver o solo.

Localização da floresta amazônica

A floresta amazônica está localizada na região norte da America do Sul e compreende, aproximadamente, mais da metade do nosso território, por volta de 61%, e são representados pelos seguintes estados brasileiros: Tocantins, Amazonas,  Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Acre, Maranhão e parte do Mato Grosso, e ainda ocupa 40% dos territórios de outros países como Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Suriname, Venezuela, Guiana e Guiana Francesa.

A maior biodiversidade do mundo!

Floresta Amazônica

É considerada a maior floresta tropical do mundo. Além disso, possui uma biodiversidade imensa de espécies que vivem de forma harmônica.

A floresta amazônica possui, além de espécies de animais, uma quantidade elevada de tipos de árvores, cerca de mais de 2500 tipos, e mais de 35 mil tipos de plantas que ainda serão exploradas por especialistas para descobertas de propriedades medicinais, a fim de ajudar no tratamento de doenças.  E não é só isso, ainda conta com a maior quantidade de água doce do mundo.

O clima da floresta é quente e úmido, bem característico de uma floresta tropical. A floresta se divide em: Mata do igapó, Mata de várzea e Mata de terra firme.  Essa divisão é realizada devido ao curso de água da floresta.

A ameaça existente na floresta

O homem é a principal ameaça de extinção da floresta amazônica e seu bioma. Ele destrói a vegetação com os desmatamentos e as derrubadas das árvores; os crimes ambientais são constantes e muito pouco é feito pelos governantes em busca da preservação.

Floresta

Curiosidades

Alegam que o nome da floresta foi dado devido exploradores estrangeiros encontrarem no local belas mulheres nuas que usavam arco e flecha em sua defesa. Conhecemos essas mulheres como “as Amazonas” e por esse motivo a floresta tenha recebido esse nome.

Várias pessoas e instituições vinculadas ao governo ou não lutam em defesa da floresta e seu bioma, mas é preciso maior fiscalização por parte dos governantes.  Essas instituições são: ONG’s, Greenpeace, Imazon, SOS Amazônia, IMPRA, WWF Brasil, FUNAI e muitas outras. É preciso que cada pessoa tenha noção da importância da floresta amazônica, para que juntos possamos melhorar o atual cenário e preservá-lo o máximo possível.

Vamos fazer a nossa parte!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados