Colégio Web

Floresta Temperada: um dos tipos de vegetação

Publicidade

O nosso planeta é rico em espécies de vegetação. Já aprendemos que a vegetação para se desenvolver e crescer precisa de condições favoráveis do clima e do solo. Dependendo dessas condições, será um determinado tipo de vegetação em determinada região. Assim, os fatores do clima e do solo são fundamentais para a vegetação.

Você conhece a floresta temperada?

A floresta temperada possui as quatro estações do ano bem definidas, pois possui um clima bem temperado. O que isso significa? Vamos explicar. Como as estações do ano são bem definidas: na primavera, o clima da floresta é quente e úmido; no verão o clima é quente, mas mantém-se a umidade, pois o calor atinge toda a vegetação; no outono, a umidade aumenta e o calor diminui, e nessa estação que as folhas ficam amareladas e caem.

Floresta Temperada

É por esse motivo que esse tipo de floresta é conhecido como “as folhas que caem”. As folhas se recompõem novamente na primavera. Esse tipo de vegetação recebe o nome de caducifólia ou decídua. No inverno, a temperatura diminui bastante e o clima é bem rigoroso, em alguns lugares a água se transforma em gelo. Encontramos esse tipo de floresta em regiões de clima temperado como o leste dos Estados Unidos, o centro da Europa, as Ilhas do Reino Unido, o nordeste da China e do Chile. No Brasil, esse tipo de floresta se localiza na região sul do país.

Floresta temperada decídua ou caducifólia

No outono, as folhas perdem a coloração do verde passando para o alaranjado e com aspecto de folha seca.  A natureza é mesmo muito sábia, pois nessa época as plantas armazenam os nutrientes em seus caules e raízes para suportar o frio e o clima seco. Esses nutrientes ficam armazenados para a formação de novas folhas durante o inverno. Na primavera, retomam a coloração verde das folhas e realizam o processo de fotossíntese. Durante o inverno, as folhas que caem geram matéria orgânica para o solo.

Floresta Temperada

O solo é rico em nutrientes devido à decomposição das folhas que formam os musgos e toda a materia orgânica que as plantas necessitam para o desenvolvimento. As árvores são em sua maioria na floresta, mas também existem outras plantas como arbustos e herbáceas. As espécies de árvores  da floresta temperada são cerejeira, cedro, salgueiro, carvalho, castanheiro, pinheiro e muitas outras.

Esse tipo de vegetação sofreu grande devastação pelo homem que utilizou a área para a  plantação e construção. Devemos preservar nossas florestas!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados