Colégio Web

Eritreia: surgimento, história e detalhes

Publicidade

A Eritreia é um país situado na África, e que foi transformado em colônia italiana em 1º de janeiro de 1890. Os colonizadores usaram essa região como base para invadir a Etiópia duas vezes, até serem expulsos pelos britânicos em 1941, deixando esse país africano sobre domínio da Inglaterra.

Em 1942, a UNO uniu a Etiópia e a Eritreia, colocando-a na forma de província. Desde então, eles lutaram pelo sua independência que foi conseguida em 1993.

Sua posição estratégica por causa da costa do Mar Vermelho, os seus recursos minerais e sua história compartilhada com a Etiópia, foi o que levou a federação entre os dois países.

História

Bem antes de ser colônia da Itália, a região em que esse país atualmente se localiza foi dominada e colonizada por vários povos que vieram do Mar Vermelho. Como os árabes, os turcos otomanos, o Português de Goa, os egípcios e os britânicos.

Então veio a Itália, a expulsão deles, a anexação à Etiópia e sua independência.

Eritreia Africa

Eritreia acabou entrando em uma guerra com a Etiópia que durou 30 anos. Isso devastou a país, matando aproximadamente 100 mil pessoas e deixando 350 refugiados.

Essas duas nações entraram em conflito novamente por fronteiras em 1998. Em 2000, houve um acordo de paz, mas esse acontecimento acabou por prejudicar profundamente a economia da Eritreia e matar milhares de pessoas.

Detalhes

A Eritreia está localizada mais exatamente na África oriental, e sua capital é Asmara. Ela se estende por 1000 quilômetros pela costa do Mar Vermelho. O nome do país vem de Mare Erythraeum, que significa Mar Vermelho em latim.

Essa nação tem fronteiras com a Etiópia, o Sudão e Dijibuti. O clima é árido tropical, sendo que as terras baixas são mais quentes e secas  do que as terras altas.

Os principais idiomas são o árabe e a tigrina, e maioria da população é cristã, seguido pelos mulçumanos. O país abriga seis etnias diferentes, os tigrinas, os cunamas, os tigres, os afars e os sahos.

Essa quantidade de grupos torna a diversidade cultural da Eritreia muito grande, sendo que os tigrinas compõem a maior parta do povo. Na capital, é possível ver certa influência da cultura italiana.

Eritreia

A economia do país vem principalmente da agricultura, que é praticada por 80% da população, porém o cultivo é dificultado pela irregularidade das chuvas. O setor industrial fica todo concentrado na capital, e fabrica principalmente produtos alimentícios, têxteis e artigos de couro.

O povo sofre sérias dificuldades socioeconômicas, como um alto índice de analfabetismo (36%),  população está subnutrida e com a maioria vivendo abaixo da linha da pobreza, além de uma grande parcela ser portadora de HIV.

Filmes

Os filmes do Bollywood faziam muito sucesso no país, mas também havia filmes americanos e italianos disponíveis nos cinemas. Desde a década de 1980 e de sua independência, começou a haver uma predominância dos filmes americanos, e seus únicos competidores são os produtores locais.

Os filmes nacionais bem sucedidos são produzidos por estúdios independentes do governo, e tem seus custos de produção cobertos pela receita da venda de bilhetes.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados