Colégio Web

Energia eólica – Origem e vantagens

A energia eólica é gerada pelas massas de ar em movimento, a partir de grandes turbinas em forma de catavento, colocadas em locais que possuem ventos!

Publicidade

Entendemos que a energia eólica é gerada pelas massas de ar em movimento (vento). Como ocorre esse processo? São instaladas grandes turbinas em forma de catavento em locais que possuem grande ventania. Através de um gerador, ocorre o movimento dessas turbinas, que gera energia elétrica.  A energia eólica é uma forma limpa de energia e não poluente, por isso atua em favor ao meio ambiente.

Origem da energia eólica

O homem sempre usou o vento a seu favor, e desde os tempos mais remotos, já sabemos que o homem usava o vento nas embarcações e para mover moinhos.

Energia Eólica

Depois de várias tentativas e muita pesquisa, foi a partir do século XX, na Dinamarca, que a primeira turbina eólica para fins comerciais foi ligada à rede elétrica pública. Atualmente, são mais de 30 mil turbinas eólicas em operação espalhadas pelo mundo. Com grande repercussão a Europa se mostrou interessada e estabeleceu metas para ampliação de novas instalações a fim de economizar energia em todo o país.  Dessa forma, ocorreu grande crescimento na escala mundial e estima-se que em 2020 o mundo terá boa parte de sua energia concentrada em energia eólica.  Pesquisas mencionam que apenas 1% da capacidade de energia do mundo é gerada por ela, portanto ainda podemos explorar muito essa energia pelo mundo aproveitando os recursos que a natureza nos proporciona de forma natural e sustentável.

Desenvolvimento tecnológico

vantagens da energia eolicaCom o avanço da tecnologia e várias pesquisas sendo realizadas recentemente sobre a energia eólica, ocorreram grandes aprimoramentos e desenvolvimentos com relação aos sistemas avançados de transmissão, melhorias aerodinâmica, estratégias de controle e operação das turbinas. Todo esse desenvolvimento tem a finalidade de reduzir custos e melhorar o desempenho e a confiabilidade dos equipamentos. Além de que do início do processo até o momento os custos com os equipamentos foram reduzidos o que garante um maior e melhor aproveitamento comercial da energia eólica.  Muito ainda se tem a fazer no sentido de barateá-la, para que essa forma de energia não seja tão cara, já que é tão importante e beneficiaria tantas pessoas.

Piauí – Estado brasileiro que possui energia eólica

De acordo informações acredita-se que cerca de 30% do produto interno bruto (PIB) do Estado do Piauí esteja sendo investido na produção de energia eólica. Sabe-se que investidores estrangeiros querem fazer investimentos esse estado, para a área de mineração e energia. Ao invés de captação de moeda estrangeira, os investimentos deveriam ser realizados pelo governo federal e não por estrangeiros.

Países que utilizam a energia eólica

China, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Índia, França, Itália, Reino Unido, Canadá, Portugal.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados