Colégio Web

Que tal conhecer Djibouti?

Publicidade

Já ouviu falar no pequeno país africano chamado Djibouti? Esta pequena república localizada no nordeste da África tem como vizinhos a Etiópia e Eritreia. Ela possui curiosidades que valem a pena conhecer.

Há relatos de que os primeiros a chegarem por lá foram povos vindos da Arábia, ainda antes de Cristo. Tempos depois, em 852 da era Cristã, mais árabes migraram para a região e se estabeleceram.  A conquista das terras pela França aconteceu somente em 1862 e em 1888, era chamada de Somália Francesa.

Anos mais tarde, em 1977,Djibouti conquista a independência desvinculando-se da França, e assim passa a fazer parte oficialmente da Liga Árabe. Os conflitos étnicos e por disputas de poder marcam a história do país desde então.

Perfil

Djibout

  • População: cerca de 810 mil habitantes
  • Área total: aproximadamente 23 mil km²
  • Capital: Djibouti
  • Idioma: Francês e Árabe
  • Forma de governo: república semipresidencialista, ou seja, um presidente e um primeiro-ministro.
  • Religião: maioria islâmica
  • Moeda: Franco djiboutiano

Economia

Por fazer fronteira com o mar, a principal forma econômica do país é a reexportação de produtos de outros países do continente sem a mesma facilidade de acesso. Os produtos que por ali passam são café, sal, peles, legumes e cereais. Além disso, necessita da importação de bens de consumo e de produção. França, Etiópia, Japão e outros países da Europa são os fornecedores de Djibouti.

O lago mais salgado do mundo

Um dos pontos mais curiosos do país é o lago Assal. Conhecido por ser o mais salgado do mundo, ele está localizado a 120 km da capital em um deserto aonde a temperatura chega a 52 ° C no verão, de maio a setembro.

Djibouti

Devido às altas temperaturas, taxa de evaporação e à quantidade de sal presente em suas águas, o lago chega a ser dez vezes maior do que o mar. Este sal é usado como moeda de troca pelos povos nômades do deserto, conhecidos como beduínos.

O lago é o ponto mais baixo da África, quase 160 metros abaixo do nível do mar.

Dimensões do lago Assal

Área aproximada de 54 km²

Profundidade: média de 7,4 metros

Extensão: de 10 km de comprimento por 7 km de largura

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados