Colégio Web

Diferentes tipos de moradia

Como os indivíduos organizam seus espaços

Publicidade

O local ao qual cada cidadão chama de casa é a moradia de cada um. O homem, de forma geral, pode morar sozinho ou com seus familiares. Há outros casos em que mesmo não sendo membro da família, as pessoas estão juntas em um mesmo espaço.

O lar de cada pessoa é o local onde geralmente nos sentimos bem, pois é onde guardamos nossa história. Também é nesse espaço que descansamos após um longo dia de trabalho ou estudos. A nossa casa também é um cantinho para realizarmos as refeições, nos protegermos do frio e guardar nossos objetos e pertences.

Nem todos conseguem ter um lar

Palafitas também são consideradas moradiasInfelizmente, nem todo mundo consegue ter esse direito conquistado. São aquelas pessoas que moram nas ruas ou em outros tipos de moradia improvisadas por não conseguirem comprar uma casa própria em função de dificuldades financeiras.

Outras famílias são “abastadas” e possuem mais de uma moradia. Nesse caso, residem em um local e alugam outras moradias. É uma forma de adquirir um lucro extra, pois quem aluga um imóvel acaba sendo o dono provisório daquele local e pagando mensalmente um aluguel.

Para quem não consegue pagar um aluguel, infelizmente a opção que resta é morar em ruas, abrigos ou marquises. Essa é uma dura realidade, enfrentada por muitos, que precisa ser revertida, pois a condição humana, para ser digna, requer a possibilidade de ter um lar.

Tipos de moradia

Nesse artigo, você vai conhecer os diferentes tipos de moradia existentes nos quatro cantos do mundo.

A oca também é um tipo de moradiaPalafitas e barracos: Gilberto Gil, um dos principais cantores da MPB em nosso país lançou a música “Nos barracos da cidade” para homenagear e chamar a atenção para um grupo de pessoas que infelizmente mora em palafitas e barracos, que não são construídas com a devida segurança para uma família. A palafita é um tipo de construção feito em formato de madeira ou estaca, geralmente por regiões onde há rios. Já o barraco fica mais em evidência nas grandes favelas. Em alguns casos, são produzidos com lataria, papelão em grande escala e até mesmo isopor. Bastante simples, são moradias construídas por pessoas de baixa renda.

Pau a pique: na maioria das vezes são construídas em estradas. Geralmente estão próximas de sítios ou chácaras. É um tipo de moradia basicamente formada por paredes de barro e alguns galhos frondosos de árvores. O telhado é feito a partir da palha, varas ou barro. Em raras exceções, são utilizadas telhas.

Alvenaria: se uma casa é construída com tijolo, cimento e areia ela passa a ser classificada como uma moradia com alvenaria. Pode ser térreo ou com dois andares, em estilo sobrado. Vai depender da preferência e da condição financeira do dono do local.

Condomínios e moradias luxuosas: em bairros mais nobres, especialmente formados por pessoas de classe alta, também são bastante comum o surgimento de moradias coletivas. São os chamados condomínios. Formados a partir de lotes, eles são mais luxuosos, com estrutura diversificada para lazer e distração dos moradores.

Edifícios: também existem condomínios formados por edifícios gigantescos e luxuosos. Esse tipo de moradia é construído com bastante ferro e facilidades como o elevador. Em cada edifício há um número estipulado de apartamentos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados