Colégio Web

Detalhes das camadas da atmosfera

amos estudar como a atmosfera é formada? Você sabe quais são as camadas que compõem a atmosfera e sua temperatura? Confira mais detalhes sobre a atmosfera!

Publicidade

Assim como a água é vital para a o ser humano e todos os seres vivos, o ar que respiramos também o é; sem ele não existiria vida na Terra. Vamos estudar como a atmosfera é formada? Você sabe quais são as camadas que compõem a atmosfera e sua temperatura? Enfim, vamos responder a todas essas perguntas!

O que é a atmosfera?

O nosso planeta está envolto a uma grande massa de ar, que chamamos de atmosfera. Ela é formada por partículas de gases e por diferentes camadas, dependendo da temperatura e altitude (altura) que estão acima da superfície da Terra.

À medida que subimos na atmosfera, o ar vai se tornando cada vez mais denso, ou seja, rarefeito, pois as partículas de gases que compõem o ar vão se tornando cada vez mais distantes uma das outras. Você já não ouviu falar, que de acordo a altitude, as pessoas respiram com mais dificuldade? Pois é! Os atletas sentem muita dificuldade de respirar nesses locais, quando participam de corridas, escaladas e partidas de futebol, entre outras atividades esportivas.

Podemos dizer que a atmosfera é formada por várias camadas diferentes. Vamos comentar sobre elas!

5 camadas da atmosfera

Atmosfera camadas

As camadas da atmosfera são cinco: a troposfera, a estratosfera, a mesosfera, a ionosfera e a exosfera. Vamos observar as características de cada uma delas e entender a importância de cuidarmos do nosso planeta!

Troposfera

A troposfera é a camada em que vivemos. A temperatura varia muito, de acordo com a altitude: quanto maior, menor a temperatura. É nessa camada que ocorre os fenômenos da natureza: os ventos, a chuva, as nuvens e o granizo.

Estratosfera

Na estratosfera não ocorre tempestades, não há mudanças de tempo, não tem umidade, não existem as nuvens, e por esse motivo a temperatura aumenta até 4° C a cada quilômetro. Nessa camada, encontramos a concentração de ozônio, que protege a Terra dos raios ultravioletas. Esses raios alteram a constituição das células, sendo prejudiciais a nossa saúde e podendo causar vários tipos de doenças de pele como o câncer.

Mesosfera

Essa camada começa onde termina a estratosfera. Nela também há o ozônio! A temperatura aumenta e diminui gradativamente. Essa camada se inicia por volta de 80 km acima da superfície da Terra.

Ionosfera

A ionosfera é uma camada que possui grande quantidade de partículas de eletricidade chamada de íons. Essa camada atinge até 640 km acima da superfície da Terra e reflete ondas de rádio, com 30 MHz, em média.

Exosfera

Começa no limite da ionosfera e atinge o espaço cósmico. Nessa camada o ar é rarefeito.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados