Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Geografia » Detalhes da separação da Sérvia e Montenegro
Postado em 06/03/2015 19:13

Detalhes da separação da Sérvia e Montenegro

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Sempre que olhamos para os mapas mundiais, sempre nos deparamos com algumas mudanças, que indicam anexações, alterações de nomes e até mesmo sumiços de nações inteiras que antes existiam.

No entanto, este tipo de coisa é muito mais comum na Europa do que em qualquer lugar do mundo, já que neste continente, a geopolítica é extremamente dinâmica e as mudanças ocorrem com maior frequência do que em qualquer outro lugar do mundo.

E dentro da Europa, nenhum lugar mudou tanto suas fronteiras nos últimos anos do que o leste, especialmente na região onde ficavam países como a antiga Tchecoslováquia e a Iugoslávia, por exemplo.

É na região onde ficava a Iugoslávia que surgiram novos países nos últimos 20 anos, com especial destaque para a Sérvia e para Montenegro, cujos detalhes da separação nós veremos nas próximas linhas.

Sérvia e Montenegro

A independência

Algumas pessoas podem simplesmente não se lembrar disto, mas a independência de Montenegro se deu no dia 3 de junho de 2006, quando o parlamento da região decidiu pela declaração de independência.

Logo em seguida, no dia 5 de junho de 2006, foi a vez de a Sérvia fazer o mesmo, declarando a sua independência, o que acabou por colocar um ponto final no país europeu conhecido por Sérvia e Montenegro.

A dissolução de Sérvia e Montenegro

Montenegro e Sérvia

A nação conhecida por Sérvia e Montenegro durou apenas 3 anos, já que em 2006 teve início o processo de dissolução do Estado, que culminou no referendo montenegrino, no qual a população votou pela independência do país em 21 de maio.

Com esta decisão, a independência de Montenegro se confirmou com a declaração oficial feita em 3 de junho do mesmo ano, como já foi dito anteriormente, culminando na declaração de mesma linha por parte da Sérvia 2 dias depois.

Um detalhe que chama a atenção é para o fato de que de acordo com o que foi acertado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Sérvia passou a assumir o posto de estado sucessor da República Federal Socialista da Iugoslávia.

Já no que diz respeito a Montenegro, o novo país foi rapidamente aceito pela ONU como membro e também ganhou o respaldo e o reconhecimento das principais instituições internacionais, além de também ter conquistado o reconhecimento de outros países ao redor do mundo.

Com a separação tendo ocorrido depois de confirmada a classificação da seleção de futebol de Sérvia e Montenegro para a Copa do Mundo FIFA de 2006, que seria realizada na Alemanha, menos de um mês do processo de separação das duas nações as duas nações acabaram participando do torneio como se ainda fossem uma só.


Publicidade

Recomendados para você

Comentários

Publicidade