Colégio Web

Desmatamento nas Florestas Brasileiras

Você sabia que o número de alertas sobre o desmatamento da Floresta Amazônica aumentou? O Desmatamento nas Florestas Brasileiras é preocupante. Entenda!

Publicidade

Você sabia que o número de alertas sobre o desmatamento da Floresta Amazônica aumentou em 35% até o primeiro semestre deste ano em comparação com o ano passado? E não é somente a floresta amazônica, mas todas as florestas tropicais do nosso país sofrem com o desmatamento?

Você sabia também que estatísticas demonstram que o Brasil possui 17% das florestas nativas e 34% das florestas tropicais do mundo? Somos um país privilegiado e não damos importância e valorização as nossas matas. Isso precisa mudar!

Motivos do desmatamento

Pesquisas realizadas por imagens de satélites usadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais demonstram que grande área da floresta foi devastada. O motivo dessa devastação é em virtude das queimadas que ocorrem por causas naturais e intencionais.  Os criminosos colocam o fogo na mata para, posteriormente, realizar a derrubada das árvores e a extração da madeira.

Outros fatores que contribuem para o desmatamento das matas e florestas é a construção de novos imóveis, a procura de terras para o avanço da agricultura, construções de novas e ampliações de estradas e rodovias.

O dono das terras

O governo detém as terras da Amazônia assim como as demais florestas tropicais e cabe ao governo gerir, preservar e fiscalizar essas áreas que são patrimônio natural da sociedade. É preciso a criação e preocupação dos governantes numa política eficiente com relação à preservação das nossas matas e a extração sustentável da madeira. Assim como o incentivo às pesquisas capacitando e dando melhores condições aos profissionais da área a fim de proporcionar o desenvolvimento da indústria farmacêutica e terapêutica.  Precisamos de planejamento e responsabilidade!

O impacto do desmatamento

O desmatamento ilegal ainda é uma grande ameaça à extinção da floresta e de todo o ecossistema. Não se menciona o número de florestas que já foram desmatadas ao certo e nem o número de espécies que já foram extintas por serem incalculáveis os danos para toda a sociedade.

É da floresta que se retira grande parte das espécies que pesquisadores utilizam para a fabricação medicamentos e novas vacinas para a cura e alívio de muitas doenças.  O impacto do desmatamento causa sérios transtornos para a saúde de toda a sociedade.

Desmatamento

Espécies de plantas brasileiras que correm o risco de extinção

Muitas espécies de plantas brasileiras sofrem o risco de extinção. A maioria delas é muito procurada para a fabricação de móveis assim como o mogno, a peroba, o ipê-rosa, o cedro, a jequitibá e o nosso pau-brasil. Todas essas árvores são exploradas para a extração de seu caule de excelente qualidade e pigmentação.

Plantas usadas na alimentação como a castanheira e o palmito estão diminuindo de forma assustadora. Algumas plantas ornamentais como a samambaia e a bromélia também estão desaparecendo.  Como já mencionamos a perda de espécies de vegetação é muito grande assim como toda a biodiversidade existente na natureza.

Você sabia que o nome do nosso país é em homenagem a árvore pau-brasil. O nosso país já teve vários nomes, mas o que permaneceu foi Brasil em homenagem à árvore mais explorada pelos portugueses devido à pigmentação retirada do seu caule.

É preciso conscientização de toda a população brasileira para mantermos nossas áreas verdes preservadas enquanto é tempo. Cada um deve fazer a sua parte cuidando e exigindo dos representantes do governo planos de melhorias, fiscalização e preservação.

Vamos arborizar a nossa cidade deixando-a mais bonita e com maior qualidade de vida a todos. Devemos seguir a ideia e a iniciativa da Rede Globo de televisão que possui o projeto Verdejando.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados