Colégio Web

Desastres ambientais que marcaram a história

Publicidade

Desastres ambientais são comuns na história do mundo. Todo mundo que é vivo hoje já ouviu falar de algum incidente causado pelo homem que aconteceu em alguma parte do mundo e acabou destruindo parte – ou até mesmo a totalidade – de uma cidade. Porém, existem alguns desastres ambientais que se destacam e que se tornam verdadeiros marcos na história, tamanha a sua destruição e catástrofe.

E é pensando nisso que nós reunimos aqui uma série de desastres naturais que marcaram a história da humanidade e que até hoje são conhecidos pela devastação que causaram no mundo.

Exxon Valdez – Alasca

Acontecido em 1989, o desastre ocorrido no Alasca deixou marcas no local que persistem até hoje. Isso porque na época, o navio petroleiro Exxon bateu em rochas do lugar e despejou cerca de 40 milhões de litros de óleo no mar.

Desastres ambientais marcaram história

Com isso, milhares de espécies animais foram mortas e dois mil quilômetros de praias foram contaminados. Para se ter uma ideia do estrago, estima-se que até hoje exista resíduos que poluem a região.

Primeira Guerra do Golfo – Kuwait

Guerras sempre geram desastres, isso é fato, mais em 1991 uma guerra se destacou por suas consequências. Isso porque após ser derrotado na Primeira Guerra do Golfo, Sadam Husseim ordenou que centenas de poços de petróleo do Kuwait fossem destruídos.

Os poços em chamas produziram nuvens de fumaças tão tóxicas que não só mataram pelo menos mil pessoas, como também se infiltraram no solo da região e até hoje causa problemas para os habitantes do país.

Usina nuclear de Chernobyl – Ucrânia

Sem dúvida alguma esse foi um dos acidentes ambientais mais conhecidos de todos. O acidente aconteceu em 1986 na usina de Chernobyl, na Ucrânia – até então União Soviética – e contaminou milhares de quilômetros de florestas, pastagens e áreas cultiváveis da Europa.

Desastres ambientais que marcaram a história

Pelo menos 32 pessoas morreram na hora do vazamento, mas o saldo final foi muito pior e estima-se que pelo menos 10 mil pessoas morreram nos anos seguintes em decorrência do acidente nuclear. Até hoje o território em torno da antiga usina é inabitável por estar contaminado com resíduos radioativos.

Bomba atômica – Hiroshima e Nagasaki

Quando os Estados Unidos jogaram a bomba atômica nas cidades de Hiroshima e Nagasaki em 1945 eles não imaginavam quão terríveis seriam as consequências do ato. Além de praticamente dizimar tudo o que existia na região, causando mais de 150 mil mortos, a bomba fez aumentar em 51% os casos de câncer na região. Estudos mostram que até hoje a região sente os impactos que a bomba causou, sendo um verdadeiro desastre ambiental e uma vergonha para o mundo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados