Colégio Web

Como se deu o processo de urbanização na África?

Publicidade

A África é um continente que cada vez mais está se tornando urbano. Isso porque, desde a década de 1950, muitos povos em busca de melhor condição de vida, como oportunidades de emprego e maiores salários, decidiram ir para as cidades africanas. A partir daí, a África passou a sofreu por um processo de urbanização. Mas, antes de explicar toda a história até os dias de hoje, vamos relembrar o que é a urbanização, veja:

O que é a urbanização?

O abandono ou afastamento das principais atividades rurais de uma cidade, em busca de transformar esta região em um local totalmente urbano, com as características urbanas. No geral, o que define um local urbano é, principalmente, o desenvolvimento da civilização e também da tecnologia.

processo de urbanização na África

Além disso, para que um local se torne urbano é fundamental um conjunto de trabalhos necessários para a sobrevivência de uma massa grande de pessoas, como, água, esgoto, gás, eletricidade e demais tipos de serviços, como transporte, educação, saúde, entre outros.

História da urbanização da África

Como você já acompanhou comigo no primeiro parágrafo deste artigo, o processo de urbanização na África começou mais precisamente em 1950 e após a Segunda Guerra Mundial. Isso porque, após esse período, o consumo de matérias-primas começou a aumentar em larga escala, o que ajudou na maior exploração do continente, dando então o resultado desenfreado da urbanização africana.

Já naquela época, muitos países conquistaram a sua independência, inclusive a África, que passou a deixar de ser um local rural para se tornar urbano. O modelo capitalista de governo durante todo esse tempo também foi o ponto crucial por tornar a África e demais países em urbanos de maneira tão rápida e acentuada.

Como se deu o processo de urbanização na África

Com um governo forte, os povos passaram a migrar para a África em busca de melhores condições de vida. O continente foi se tornando cada vez mais habitado, o que por si só já se caracterizava um vasto processo de urbanização.

África ainda sofre com o processo de urbanização

Embora ao longo das décadas as cidades africanas se tornaram mais urbanizadas, a África até os dias de hoje ainda sofre com este processo. Isso porque ela ainda não se tornou 100% urbanizada, uma vez que grande parte do continente africano é caracterizado, principalmente, por se tratar de zonas rurais.

As atividades agrárias são predominantes na região e em quase todos os países do continente. Mas, mesmo assim, desde a década de 1970, os países africanos representam as maiores taxas de urbanização quando comparados aos países mais desenvolvidos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados