Colégio Web

Como ocorrem as erosões?

Os tipos de erosão ocorrem pela ação: da água, do vento e do aumento da temperatura. Conheça os fenômenos da erosão provocados pelos diferentes agentes!

Publicidade

Nas cidades, não percebemos de forma tão acentuada, mas quando viajamos para o interior ou para cidades montanhosas avistamos as montanhas e temos a impressão de que as elas sempre estiveram ali e que continuam da mesma forma. Mas é apenas impressão nossa! As montanhas e toda a superfície da Terra sofrem contínuas modificações.

Essas modificações ocorrem com o passar do tempo, bem lentamente, devido ao movimento do magma no interior do planeta através de terremotos e erupções vulcânicas e pela ação da erosão. Vamos aprender como os fenômenos naturais causam a erosão das rochas e do solo!

O que é erosão?

A erosão é o fenômeno de decomposição de desgaste ou ainda de desagregação das rochas ou do solo por modificações ocorridas devido a variações de temperatura, ação da água e do vento.

Tipos de erosão

Os vários tipos de erosão ocorrem pela ação: da água, do vento e do aumento da temperatura.

Vamos conhecer os fenômenos da erosão provocados pelos diferentes agentes:

  • Erosão pluvial ocorre com a ação da água das chuvas;
  • Erosão fluvial ocorre com a ação da água dos rios;
  • Erosão marinha ocorre com a ação da água dos mares;
  • Erosão glacial ocorre com a ação do gelo.

Tipos de Erosão

Explicando melhor como isso ocorre à água da chuva banha a rocha dissolvendo seus componentes e desgastando a rocha de forma lenta. As rochas que ficam as margens dos rios são desgastadas pela água que corre dos rios. O mar desgasta as rochas com a força da água. Os blocos de gelo das geleiras quando derretem caem sobre as rochas quebrando-as, além disso, quando a água congela entre as fendas das rochas se dilata fazendo com que as fendas aumentem.

O vento é outro fator de erosão e recebe o nome de erosão eólica. As rochas vão adquirindo as mais variadas formas devido à ação do vento. Os grãos de areia atuam nas rochas como verdadeiras lixas esculpindo a paisagem.

O vento transporta os grãos de areia de um lugar para o outro formando as dunas. Exemplo disso são as dunas que são formadas nos estados do Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

O aumento de temperatura com o calor do sol faz com que as rochas se quebrem. As enxurradas arrancam as plantas da superfície do solo retirando as substâncias necessárias para formar um solo fértil. Esse solo de fértil se transformando em solo árido trazendo prejuízos à lavoura e desmoronando barrancos. Além de que, com o solo árido e sem vegetação causa deslizamento dos morros podendo destruir barracos e edificações construídas de forma irregular.

No Brasil, não temos erupções vulcânicas ou terremotos que abalam a superfície da Terra causando destruição e muitas vezes a morte de várias pessoas. Somos um país privilegiado nesse sentido, pois nosso solo é fértil, temos riqueza em nossas florestas e em nossa fauna.

Mas infelizmente, o homem colabora para a destruição do solo de forma irresponsável e ilegal na maioria das vezes. É preciso conscientização de toda a população e também dos governantes para que se evite a destruição do nosso solo.  O homem depende do solo para a sua subsistência, moradia e trabalho.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados