Colégio Web

Como ocorre o processo de desertificação?

Publicidade

Muitas pessoas têm demonstrado preocupação com os rumos das questões climáticas, especialmente por conta dos desequilíbrios que estão ficando cada vez mais evidentes nos dias de hoje em todo o mundo.

São questões que apontam para o aquecimento global, para o desmatamento, para o aumento dos níveis dos oceanos, para a maior ocorrência de tufões e furacões, além da maior incidência de terremotos e tsunamis, entre outras coisas.

Mas uma coisa também começa a chamar a atenção de todos, especialmente por ser algo que pode alterar de vez todo o clima do mundo inteiro em questão de poucas décadas: a desertificação. Vamos entendê-la melhor!

O que é?

desertificacao

Segundo especialistas, a desertificação nada mais é do que o processo de destruição de todo o potencial produtivo de uma porção de terra por conta das atividades humanas, que acabam por desequilibrar completamente ecossistemas, entre outras coisas.

Este tipo de fenômeno quase sempre ocorre em virtude da fragilidade dos ecossistemas em questão, que quase sempre apresentam uma baixa capacidade de regeneração.

O processo de desertificação quase sempre ocorre em regiões áridas, semiáridas e também em regiões subúmidas secas, gerando impactos em praticamente todos os ecossistemas ao redor.

Os impactos

Para entender o processo de desertificação, é importante que se entenda também como ele pode gerar impactos terríveis, tanto econômicos, quanto sociais e principalmente, ambientais.

A maior parte dos casos de desertificação costuma ocorrer em países subdesenvolvidos, o que acaba por reduzir ainda mais o potencial agrícola destes países, aumentando suas dificuldades econômicas e de nutrição da população.

Com isto, a maior parte da comunidade internacional começa a olhar com mais atenção para o fenômeno da desertificação, procurando entender mais sobre ele com vistas em algum tipo de solução para o futuro.

Como se inicia?

Como já foi dito anteriormente, o processo de desertificação quase sempre tem início por conta do desmatamento de áreas com vegetação nativa, bem como também por conta do uso intensivo do solo, entre outras coisas.

Pecuária e práticas inadequadas de irrigação também estão entre os vilões que acabam causando processos de desertificação, podendo causar problemas no médio e no longo prazo.

Desertificação

O que ela pode acarretar?

Para quem não sabe, a desertificação pode acarretar uma série de problemas, sendo que os principais têm a ver com a eliminação de cobertura vegetal, levando a mais problemas ainda.

Além disto, a desertificação também acaba levando à diminuição da biodiversidade, além da alcalinização do solo ou a sua salinização, gerando uma espécie de reação em cadeia.

Por conta da ausência de cobertura vegetal, ocorre uma intensificação do processo erosivo, além da diminuição das chamadas terras agricultáveis, entre outras coisas.

Mas outro ponto importante que a desertificação atrapalha (e que atualmente já se converteu num problema mundial) tem a ver com os recursos hídricos, já que ela diminui a disponibilidade deles e também reduz a sua qualidade, prejudicando a distribuição de água de modo considerável.

Portanto, é fato que os processos de desertificação, além de serem causados pelos homens, também interferem de modo considerável no delicado equilíbrio da natureza.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados