Colégio Web

Como funciona a escala numérica nos mapas

Publicidade

Todo mundo já olhou mapas em algum momento da vida, seja na escola, durante as aulas de Geografia, ou então para procurar alguma localidade durante alguma viagem de férias ou a trabalho.

O que muita gente às vezes se esquece, é que estes mapas, em sua grande maioria, apresentam uma escala numérica, que serve para determinar a proporção entre o espaço representado no mapa e o espaço real que ele representa.

Portanto, neste artigo, nós vamos falar um pouco mais sobre a escala numérica que é vista nos mapas, procurando explicar, entre outras coisas, como ela funciona e como ela é calculada.

O que é e qual a sua importância?

escala numérica

Antes de qualquer outra coisa, precisamos entender o que é de fato a escala numérica presente nos mapas e qual a sua importância para a cartografia, já que é ela que ajuda a definir as distâncias que vamos percorrer e como elas são vistas nos mapas.

Sem a escala numérica que vemos nos mapas, seria praticamente impossível entender distâncias e calculá-las, e seria praticamente impossível criar mapas que são perfeitamente fieis ao que realmente se vê na realidade que está sendo representada.

Uma reprodução reduzida

Mapas nada mais são do que reproduções reduzidas de determinadas áreas, e que para que estas reproduções sejam bem fieis, elas precisam ser feitas dentro de uma escala numérica.

Esta escala numérica representa a proporção entre o que é representado no mapa e o que realmente existe na área real, portanto, ela mostra que cada centímetro representado no mapa, corresponde a uma quantidade de centímetros, ou de metros de uma área real.

Um exemplo simples e fácil de entender: num mapa de escala numérica de 1:500, nós devemos entender que cada centímetro representado nele deverá corresponder a 500 centímetros na escala real.

Escala Mapa

Por meio da escala numérica, é possível entender qual de fato é a distância que está sendo representada, facilitando em muito, especialmente em situações onde a pessoa está viajando por uma região que não conhece ou que não domina completamente.

Além da escala numérica, que tratamos com maior ênfase neste artigo, também há a escala cartográfica, que também é muito vista em mapas do mundo todo, mas que utiliza um outro tipo de esquematização diferenciada para se fazer valer.

Portanto, se você vai olhar para algum mapa daqui para frente, procure sempre observar se este mapa apresenta uma escala. Se ela for numérica, você saberá calcular as distâncias reais de modo mais fácil.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados