Colégio Web

Como foi a presença holandesa na América?

Publicidade

Muitas pessoas, quando falam de colonização nas Américas, acabam sempre pensando na colonização inglesa, na colonização espanhola e na colonização portuguesa, que foram, de longe, as mais marcantes presenças europeias por aqui.

Mas o fato é que há também a presença holandesa, que deixou algumas marcas importantes, inclusive em algumas regiões do nordeste brasileiro, e que vamos procurar entender como se deu na América como um todo neste artigo.

Os holandeses na América portuguesa

Holanda América

O Brasil, sem tantos metais preciosos como em outros locais da América do Sul, que estavam sob o domínio da Espanha, acabou representando para Portugal uma grande oportunidade para a exploração agrícola.

Pois o produto escolhido para ser cultivado por aqui foi a cana-de-açúcar, que permitiu a Portugal ganhar muito dinheiro produzindo açúcar para comercializar com o restante da Europa.

Mas para refinar este açúcar, e também para transportá-lo, Portugal precisou da ajuda da Holanda, que detinha tecnologia de refino de açúcar eficiente e que também possuía uma grande frota para transportar o açúcar para a Europa.

Logo, muitos acordos foram realizados entre Portugal e Holanda, aumentando a presença holandesa no nordeste do Brasil, especialmente em Pernambuco, onde o clima favorecia o plantio da cana.

As invasões holandesas

O Brasil, no entanto, acabou sendo invadido pelos holandeses em duas oportunidades, apesar do histórico de acordos econômicos entre as duas nações, que foram feitos anteriormente, sendo que a primeira invasão se deu no ano de 1624, quando os holandeses tomaram Salvador, ficando por lá durante um ano.

A segunda vez se deu em 1630, em Pernambuco, quando os holandeses conseguiram tomar a região e controlar o nordeste brasileiro durante nada menos do que 24 anos, sendo que o principal objetivo deles por aqui era explorar sem intermediários o comércio do açúcar.

Este período foi marcante para a região, especialmente para Recife e para Olinda, que até os dias de hoje ainda mostram influências do período do domínio holandês, especialmente na arquitetura.

Antilhas Holandesas

Outras paragens

Além da América portuguesa, os holandeses também marcaram presença, de modo até mais incisivo, na região da Guiana, para onde foram depois de serem expulsos do Brasil, e também em Curaçao, nas Antilhas, de onde passaram a desenvolver ainda mais a produção açucareira.

Desta forma, acabaram influenciando de modo decisivo alguns países e regiões modernas, como o Suriname, que é a antiga Guiana Holandesa, no norte da América do Sul, e as Antilhas Holandesas, entre outros.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados