Colégio Web

Colônia de povoamento x colônia de exploração

Publicidade

Muito sempre se falou sobre as diferenças entre o tipo de colonização que foi praticada no Brasil e o tipo de colonização que foi praticada em outras partes do mundo, como nos Estados Unidos e como isto teria tido influência nos rumos que o país tomou ou que teria tomado se ao invés de Portugal, tivéssemos sido colonizados pelos ingleses, por exemplo.

Apesar de ter lá suas verdades, o fato é que este tipo de consideração guarda mais meias verdades do que verdades realmente consistentes, já que, para ficarmos no exemplo dos Estados Unidos, houve 2 tipos de colonização praticada: povoamento e exploração, e nos países que foram colonizados pelos ingleses, na maior parte, os rumos não foram tão melhores quanto os brasileiros.

No entanto, neste artigo, vamos procurar detalhar e esclarecer de modo objetivo quais são as diferenças entre uma colônia de povoamento e uma colônia de exploração, para que possamos entender o que aconteceu no Brasil, que foi uma colônia de exploração de Portugal e o que poderia ter acontecido caso fossemos uma colônia de povoamento.

Colônia de povoamento

Colonia Povoamento

O tipo de colonização menos praticado de todos é também o mais defendido pelos especialistas, já que foi o tipo de que promoveu maiores avanços e que deu maiores chances de construção para as nações que vieram depois.

Foi o tipo de colonização que foi aplicado inicialmente no norte e no centro das Treze Colônias que deram origem aos Estados Unidos, bem como também foi o tipo de colonização aplicado onde hoje se encontram a China e Nova Zelândia, por exemplo.

Tem como principal caracterização o fato de que os colonos que chegam são em sua grande maioria, pessoas e famílias dispostas a viver e a se estabelecer no local, contribuindo para a formação e para o desenvolvimento da região em todos os sentidos.

A exploração que ocorre, é quase sempre mínima e visa apenas suprir as pessoas que vivem no local, estando mais direcionada à pesca, à extração de madeira para construção de moradias, de barcos e para aquecimento, entre outras coisas.

Colônia de exploração

Colonia Exploração

O tipo de colonização mais comum foi o praticado no Brasil e em praticamente todo o restante da América Latina, sendo caracterizado pelo extrativismo e pela chegada de colonos que não têm a intenção de ficar no local por muito tempo.

Normalmente, a colônia de exploração tem apenas um ou dois recursos naturais que interessam à metrópole, e por este motivo, suas terras não são desenvolvidas e sequer recebem atenção para receber colonos em grandes quantidades, apenas recebendo homens sozinhos, que chegam para pegar o que interessa e para partir.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados