Colégio Web

Classificação das indústrias no Brasil

tipos de indústriasVivemos em um mundo industrial. Desde que saímos da organização do trabalho que priorizava as características artesanais, observamos que as indústrias estão cada vez mais presentes na produção das mais diversas necessidades humanas.

Publicidade

Mas, afinal de contas, o que caracteriza uma atividade industrial? Quais as principais especificidades de cada ramo? Os especialistas esclarecem que as atividades industriais são todas aquelas que envolvem o processo de produção de um produto.

Você tem uma matéria-prima e através da força criativa desenvolvida pelo homem, transforma essa matéria em um produto, uma mercadoria. Não basta apenas o conhecimento humano para atingir esse fim. Também se faz necessário o uso de máquinas, as tais ferramentas.

A depender do foco de atuação, cada indústria passa a ter uma classificação. Hoje, três focos estão bem presentes: bens de produção, bens de consumo e bens intermediários.

As diferentes classificações das indústrias

classificação das indústriasBens de produção: também conhecida como indústria de base ou pesada, pode ser extrativa ou de bens de capital. É ela quem transforma a matéria-prima bruta em uma matéria-prima processada. Esse tipo de indústria serve de base para os outros dois tipos de indústria. A indústria de bens de produção também passa por um processo de subdivisão. Confira abaixo.

Extrativa: indústria em que a matéria-prima é extraída da natureza (vegetais, animais ou minerais), quando não ocorrem alterações significativas na propriedade elementar daquele bem. Madeireiras, indústrias do ramo petrolífero, de carvões e outros minerais.

Equipamentos: é o tipo de indústria que transforma o bem natural ou semimanufaturado e serve de estrutura para outras indústrias. Exemplos: siderurgia, petroquímica, etc.

Bens intermediários: esse tipo de indústria fornece produtos beneficiados. É responsável, por exemplo, pela produção de máquinas e especialmente equipamentos que vão ser aproveitados pela indústria de bens de consumo.

Exemplos: mecânicas (máquina industrial, trator, motor automotivo, etc.); indústrias de autopeças (acessórios, rodas, pneus, etc.).

Bens de consumo: as produções desse tipo de empreendimento industrial estão voltadas diretamente para mercados consumidores de massa e populações em geral. Há divisões a partir das diferentes atuações nos mercados. Pode ser considerada de bem durável ou não durável.

As de bens duráveis vão produzir mercadoria não perecível. Exemplo: automobilística, material elétrico, eletroeletrônicos, móveis comerciais, etc. Já as de bens não duráveis vão produzir mercadorias classificadas como de primeira necessidade ou também conhecidas como de consumo generalizado. O que seriam? Aqueles produtos perecíveis do setor têxtil, alimentício, vestuário, remédio e cosméticos.

A indústria se consolida como um importante espaço de construção do trabalho e do desenvolvimento de cada país. Em determinadas nações a presença da indústria vai servir de base para alavancar um cenário econômico decisivo para o bem-estar de um do povo. É importante também esclarecer que uma indústria pujante e que gera importantes índices de emprego vai depender do potencial tecnológico e de pesquisa do país. Afinal, não basta apenas produzir a mercadoria se a nação não consegue pensar como ele deve ser criado.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados