Colégio Web

Cidades mais ricas da América do Sul

Publicidade

De acordo com pesquisas realizadas em 2012, São Paulo, Buenos Aires e Rio de Janeiro são as cidades mais ricas da América do Sul. O que torna uma cidade rica é a sua relevância econômica, política e cultural. Vamos analisar as três primeiras colocadas de forma individual, analisando fatores sociais e financeiros que as tornam as mais bem classificadas.

São Paulo

São Paulo em um PIB (Produto Interno Bruto) de aproximadamente 388 bilhões de dólares, o que a deixa no top do ranking das cidades mais ricas da América do Sul. É o centro comercial, mercantil e corporativo mais importante do Brasil e possui, atualmente, 11 milhões de habitantes.

Cidades Ricas América

São Paulo está localizada na região Sudeste do país, e é classificada o 14º centro global mais influente do mundo. Exerce influência nacional e internacional quando se refere a cultura, economia e religião, sendo comparada a outras grandes cidades como Nova York, Paris, Milão e Tóquio.

Tamanha a sua influência, São Paulo está dentre as maiores cidades do mundo, ocupando a 6ª colocação. Estima-se que em 2025 a capital paulista ocupará, também, a 6ª colocação, mas no quesito riqueza.

Buenos Aires

Considerada a segunda maior área metropolitana da América do Sul – perdendo, apenas, para a primeira colocada do ranking – a capital da Argentina conta com uma população de aproximadamente 13 milhões de pessoas. Seu PIB está na casa dos 90 bilhões de dólares, sendo responsável por 43% do PIB total do país.

Conhecida como a capital do tango, Buenos Aires possui enorme influência cultural, o que a faz ser conhecida como a Paris da América do Sul. É possível ver a influência europeia em sua arquitetura, tornando-a um dos mais importantes destinos turísticos mundiais.

Cidades mais ricas da América do Sul

Rio de Janeiro

Outra grande cidade brasileira, bastante conhecida por ser a cidade de mais apelo turístico do país – sendo classificado com um dos mais procurados do mundo -, o Rio de Janeiro se encontra no terceiro lugar da lista das cidades mais ricas. Também localizada na região Sudeste do Brasil (região mais rica, justamente por conter duas grandes metrópoles nela). Seu PIB é o segundo maior do país, estimado em 150 bilhões de reais.

Grande centro econômico, o Rio é sede das duas maiores empresas nacionais, a Petrobrás e a Vale do Rio Doce, duas das maiores companhias de petróleo e telefonia nacionais, respectivamente. A população da cidade é estimada em 6 milhões de habitantes.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados