Colégio Web

Biomas

Saiba como um bioma é identificado e quais os principais tipos existentes no Brasil

Publicidade

O termo Bioma vem de bios: clima; e onda: massa ou grupo. Mas, na prática, o que são biomas? São ecossistemas interligados em um extenso conjunto.

Mas, o que seriam os ecossistemas? São sistemas ecológicos com a presença de vida e interações entre seres. Os ecossistemas se desenvolvem em determinados espaços, podendo variar de tamanhos. Exemplo: uma pequena poça d’água é um ecossistema ou uma grande floresta.

Vamos voltar aos biomas. Eles são espaços geográficos maiores e que compartilham das mesmas características físicas, biológicas e climáticas. Nos biomas, estão presentes um elevado número de espécies de plantas e animais.

Quais os principais biomas existentes?

biomasOs cientistas e estudiosos definiram toda uma classificação para os biomas. Para ser definido ou delimitado, é preciso analisar a vegetação que o compõe. Na maioria das vezes, um bioma pode ser definido ou delimitado a partir de suas características: está localizado em um espaço ocupado por savanas? Então, será chamado Bioma das Savanas. Já em outras situações, vão ser observadas as delimitações a partir de outros fatores: clima, tipo de solo. É o caso, por exemplo, da Floresta Tropical Úmida e da Floresta Tropical Seca.

Vamos conhecer alguns tipos de biomas! Confira abaixo:

Florestas tropicais úmidas;
Florestas tropicais secas;
Tundras;
Floresta das Coníferas;
Florestas temperadas;
Bioma do mediterrâneo;
Desertos;
Savanas;
Prados temperados;
Chaparral;
Montanhas.

Biomas menores

biomasUm bioma pode englobar outro bioma? Sim, desde que esse último seja menor e faça parte do bioma principal.

Os exemplos podem ser observados no próprio Brasil: no bioma do Cerrado, há o bioma das Savanas. Já no Bioma da Amazônia, há um bioma menor que é o da Floresta Tropical. Também é preciso esclarecer que além dos biomas terrestres existem os de aspecto e características aquáticas. É o caso das Zonas Aquáticas, da Plataforma Continental, dos Recifes e vários outros biomas aquáticos.

Você deve estar se perguntando qual é a importância do bioma em sua vida? E para os estudos da biologia e geografia? De acordo com os especialistas, o estudo dos biomas permite ampliar a compreensão de aspectos vitais para a manutenção da vida no planeta Terra. É o bioma que vai oferecer condições para que a cadeira de seres e de processos siga tranquilamente o seu curso.

Os biomas também influenciam nas dinâmicas climáticas, tanto em âmbito local quanto global.

A consciência ambiental que garantirá a preservação dos biomas também é um aspecto muito debatido pelos defensores da natureza. Com a ação do homem, muitas características arraigadas começam a sofrer impactos que podem ser irreversíveis na continuidade da espécie humana. Muitas pessoas não se dão conta de que uma ação danosa praticada hoje pode levar a problemas graves a toda uma cadeia. Enquanto muitos ainda não se sensibilizam com a preservação de espécies animais comuns, já há a preocupação com as consequências para a própria espécie humana. Esse é um assunto que precisa ultrapassar os limites dos protestos, das convenções dos países e ganhar corpo em cada consciência. Assim, o homem individualmente vai apresentar a sua contribuição para a melhoria do sistema em que vive.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados