Colégio Web

Aquecimento global – O que é, causas, efeitos

Publicidade

Muito se ouve sobre o aquecimento global, não é mesmo? E sempre estamos acompanhando no noticiário as mudanças climáticas – a maioria das vezes catastróficas – no mundo inteiro e é possível perceber que nos últimos anos nunca tínhamos visto tantas alterações no clima e seus efeitos devastadores.

Você sabe o que é o aquecimento global?

Recentemente, um dos assuntos – e que também faz parte dessas mudanças climáticas – é o aquecimento global, mas você sabe o que é? Como o próprio nome já dá a dica, o aquecimento global nada mais é do que o aumento da temperatura do nosso planeta que consequentemente se resulta em secas, enchentes e furações, por exemplo.

O fato é que há muito tempo nós estamos destruindo o nosso planeta e muitos pesquisadores já estão alertando sobre as graves consequências que vamos sofrer por conta do desmatamento e poluição que estamos provocando na natureza.

De acordo com muitos cientistas, a causa desse aquecimento se dá por conta da emissão de gases – como o carbono e o metano – que estão aumentando a temperatura da Terra.

Global Aquecimento

Quais as causas desse aquecimento e as suas consequências?

De acordo com muitas cientistas, é a emissão desses gases (carbono e o metano) que está aumentando a temperatura da Terra. E eles já estão alertando sobre as consequências que certamente serão devastadoras, já que muitos preveem o aumento de mortes por conta do calor e inundações, a falta de água potável e mudanças nas condições de produção dos alimentos, e que possivelmente, as populações que serão mais prejudicadas estão as que não terão condições de combater esses problemas, já que não tem os recursos financeiros e tecnológicos necessários.

Veja quais são as outras consequências do aquecimento global:

  • Aumento de “causas naturais” da natureza como ciclones e furacões;
  • Ondas fortes de calor;
  • Haverá mais desertos – o que poderá provocar a morte de animais e vegetais,
  • Aumento do nível dos oceanos que poderá submergir muitas cidades litorâneas.

Quais são os efeitos do aquecimento global no Brasil?

De acordo com o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) da ONU, o clima brasileiro poderá sofrer os efeitos (como ondas de calor e causas naturais da natureza) até o final deste século. As projeções – desses efeitos – com o devido controle da emissão dos gases nas regiões nordeste, norte e centro-oeste poderão ter a temperatura média com um aumento de 1,5%, enquanto as regiões sudeste e sul um aumento de 0,5%. Lembrando que se não houver um controle da emissão desses gases, a temperatura certamente se elevará – duas vezes a mais – em relação a esta projeção.

Aquecimento global

O que a ONU diz a respeito do aquecimento global?

O IPCC divulgou um relatório no último domingo, 02 de novembro, apontando sobre essa mudança no clima e alertou que, infelizmente, elas serão irreversíveis, mas que – felizmente – ainda há formas de evitá-lo.

Apontou ainda que a influência da população é clara quando o assunto é mudança climática, já que quanto maior for a “perturbação” ao nosso clima, maiores serão os impactos, mas que há formas para evitar e limitar essa mudança no clima e poderemos ter um futuro mais sustentável.

No relatório ainda consta restrições ao uso de petróleo e carvão e que essa suspensão será até 2.100, mas que esses combustíveis podem continuar sendo usados, mas somente se capturarem e guardarem a emissão de carbono.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados