Colégio Web

O que é amplitude térmica?

Publicidade

Todos os dias entramos em contato com variações de temperatura que são consideravelmente altas dependendo da época do ano. Com isso e com as diversas estações do ano, muitas vezes nos confundimos em relação a alguns conceitos relacionados à temperatura e ao clima.

Um dos conceitos que frequentemente causa confusão em grande parte das pessoas é o conceito de amplitude térmica. E é exatamente pensando nisso que trouxemos aqui algumas informações que vão deixar mais claro para você esse conceito que é bastante curioso e que vale a pena entender.

O conceito de amplitude térmica

O que é amplitude térmica

A amplitude térmica nada mais é do que a diferença de temperatura tirada entre as temperaturas máxima e mínima que são registradas dentro de um determinado período de tempo. Em resumo, a amplitude térmica é a diferença entre a temperatura média de um determinado mês mais quente e a temperatura média de um determinado mês mais frio.

O cálculo é válido também para analisar a amplitude térmica de um dia, pegando a diferença entre as temperaturas máxima e mínima de um dia só. Para que você entenda melhor, vamos colocar aqui um exemplo.

Se durante o dia a temperatura máxima foi de 15°C e a temperatura mínima foi de 3°C, a amplitude térmica do dia em questão vai ser de 12°C. Isso porque 15 – 3 = 12.

A amplitude térmica é um conceito que pode possuir diversas variações. A amplitude térmica diária, por exemplo, é calculada do jeito que mostramos ali, fazendo a diferença entre a temperatura máxima e mínima de um único dia.

amplitude térmica

Já a amplitude térmica mensal, vai pegar a temperatura máxima que foi alcançada dentro do período de um mês inteiro – o dia mais quente de março, por exemplo –, pegar a temperatura mínima do mês – o dia mais frio de março, por exemplo – e então calcular a diferença entre eles para conseguir obter a amplitude térmica mensal.

A amplitude térmica também pode ser anual. Para calculá-la é preciso tirar a diferença entre a temperatura média do mês mais quente do ano inteiro e a temperatura média do mês mais frio. Um exemplo de cálculo da amplitude térmica anual seria tirar a média de temperatura do mês de janeiro – que por aqui costuma ser o mais quente – com a média de temperatura do mês mais frio – que por aqui costuma ser julho.

É preciso ressaltar que a amplitude térmica varia bastante de uma região para outra e inclusive de uma cidade para outra. Por exemplo, a amplitude térmica anual de São Paulo não é nem de longe a mesma amplitude térmica anual do Amazonas, por exemplo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados