Colégio Web

A água, o clima e a natureza

A água é vital para o ser humano e para toda a natureza, permitindo a vida. Vamos conhecer mais sobre os benefícios da água e seus efeitos na natureza!

Publicidade

A água é vital para o ser humano e para toda a natureza. Nesse sentido, nos traz muitos benefícios para a saúde e manutenção da vida na Terra. Vamos conhecer mais sobre os benefícios da água e seus efeitos na natureza!

O que é água termal?

A água termal é a que encontramos no solo com muitos sais minerais e em alta temperatura.

No Brasil, existem numerosas fontes termais e a mais conhecida é na Pousada do Rio Quente, em Goiás, que chega a atingir temperaturas de até 40°. Várias pessoas viajam para sentir a sensação e o bem que essas águas representam para a nossa saúde. As águas termais são excelentes para a limpeza dos poros da pele, além de regular as funções intestinais e aliviar as dores de lesões dermatológicas. O corpo relaxa e a sensação de bem-estar é imediata.

A água e o clima

Água termal

O clima possui suas variações dependendo da quantidade de vapor existente na atmosfera e de fatores como a temperatura do ambiente.

Os vapores de água que sobem a atmosfera podem precipitar-se em forma de chuva e em forma de neve quando as gotículas de água encontram na atmosfera uma temperatura muito baixa. Elas passam do estado líquido para o sólido, formando os cristais de gelo.

Os seres humanos reagem de forma diferente a cada variação climática. O homem aprendeu que a cada época do ano o clima é propicio para o plantio, colheita, criação de animais e tratamento de plantas.

Atualmente, em vários estados dos Estados Unidos ocorrem nevascas e a temperatura fica abaixo de 30 °. A situação é alarmante e muitas pessoas morrem de frio.

Os animais também reagem de forma diferente à variação climática. Eles se protegem e se adaptam as altas e baixas temperaturas emigrando para outras regiões.

Efeitos da água na natureza

A água é indispensável aos seres humanos e as plantas, mas muitas vezes pode ser prejudicial, quando causa destruição nas lavouras por meio das geadas e das enchentes.

As lavouras são destruídas pela correnteza das águas que acabam com toda a plantação e derrubam casas.  As enchentes provocam a erosão no solo, derrubando as plantações ocorrendo também os deslizamentos de terra, destruindo casas.

As geadas ocorrem quando a temperatura é muito baixa, ficando abaixo de 0 °. A água que resulta nessa umidade do ar depositada sobre a plantação congela, formando as geadas. Elas queimam os vegetais devastando plantações inteiras.

Tudo isso faz parte da natureza e cabe ao homem saber gerenciar, não construindo casas em lugares que podem vir a ter obstáculos e protegendo a agricultura em alguns períodos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados