Colégio Web

Água Mineral

Entenda como ela deve ser tratada e consumida

Publicidade

As águas das chuvas, diversas vezes, atravessam os solos, e acabam alcançando camadas bastante profundas. Nessas situações, enquanto atravessam tais camadas, as águas geralmente fazem contato com elementos minerais que estão nessa região e acabam incorporando essa composição. Dessa forma, surge a água mineral.

A água mineral, então, pode ser extraída por meio de fonte natural ou artificial, como por exemplo através dos poços artesianos.

Os sais minerais que compõem essa água agem como elementos medicamentosos, podendo prevenir e até mesmo tratar algumas doenças.

Essa função medicamentosa da água mineral pode ser observada quando a água é ingerida ou ainda quando utilizada no chamado banho medicinal.

Hoje em dia, para diversas doenças e até prevenções de enfermidades, são recomendados o consumo de, no mínimo, dois litros de água por dia. Crianças e idosos também deve fazer uso contínuo de água, para que diariamente possam estar hidratados.

Características da água mineral

Água mineralHá um determinado tipo de água mineral que se apresenta sob cor mais escura. Há, ainda, aquele tipo de água que possui cheiro e um certo gosto. Tudo isso se deve aos sais minerais nela contidos. É importante destacar essas características, pois nem toda água mineral vai ter as qualidades de água potável, que são: inodora (sem cheiro), insípida (sem gosto) e incolor (sem cor).

Como há muitos distribuidores interessados em lucrar com a venda desse precioso líquido, torna-se mais do que importante a atenção redobrada para os cuidados de higiene na hora em que as empresas oferecem o produto em supermercados ou lojas especializadas.

Cuidados na hora de ingerir

Tratamento da águaA água potável, na maioria das vezes, pode ser tranquilamente ingerida. Dessa forma, a água mineral que é observada com as mesmas características da água potável também pode ser utilizada para consumo humano.

Os especialistas alertam, entretanto, para o risco das águas estarem contaminadas por organismos externos que podem fazer mal à saúde. Quando ocorre esse tipo de problema, por exemplo, são observados casos de diarreia e até mesmo vômitos.

Por isso, na hora de consumir, observe a procedência da marca ou faça como recomendam os médicos e ferva o líquido precioso antes de utilizá-lo.

A água também passa por um tratamento de cloro e deve ser filtrada antes de beber. Por questões determinadas pelos organismos internacionais de saúde, a água que chega em nossas casas já vem tratada. Na torneira, ela já pode ser utilizada para cozinhar alimentos e outras funções.

Agora que você já sabe da importância da água em sua vida, que tal cuidar bem do ambiente e defender a preservação dos rios e outras fontes naturais de água? Além de preservados, eles precisam estar limpos, sem ação de poluentes externos. Até mesmo o lixo que você retira diariamente da sua casa, ele precisa ser colocado no devido local para que não contamine outros espaços, inclusive os rios e mares.

Preservar e cuidar do meio ambiente é dever de todos. Só assim, teremos os recursos naturais à disposição das atuais e futuras gerações.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados