Colégio Web

Agricultura e pecuária para consumo doméstico e exportação

Você sabe de onde vêm os alimentos que compramos no supermercado? Onde os alimentos são produzidos? Todos vêm do campo, e rodam o Brasil e o Mundo!

Publicidade

Antigamente, quase todas as pessoas moravam no campo. Elas se reuniam em pequenos grupos para que pudessem sobreviver juntas. Viviam da pesca nos rios, da caça de animais e da coleta de alimentos encontrados na natureza. No início da nossa existência, todos os seres humanos viviam no campo de forma precária e bem rudimentar. Com o passar dos anos, o homem aprendeu a plantar e a cuidar dos animais para a retirada do seu sustento.

O homem foi se aperfeiçoando e inventou ferramentas que o ajudaram na plantação e nas formas de criação dos animais, surgindo assim, respectivamente, a agricultura e a pecuária. O crescimento e a aumento de pessoas fez com que surgissem as cidades.

Atualmente, sabemos por estatísticas que a metade da população mundial vive no campo ou nas zonas rurais das cidades. As pessoas precisam uma das outras, assim as pessoas que residem nas cidades precisam das pessoas que residem no campo.

De onde vêm os alimentos?

Agricultura Pecuária

Você sabe de onde vêm os alimentos que compramos no supermercado? Onde os alimentos são produzidos?

Todos nós consumimos e compramos os alimentos que vêm da agricultura e da pecuária. Eles são plantados e os animais criados no campo, por trabalhadores rurais. Todos esses produtos são arroz, feijão, milho, café, soja, verduras e frutas, assim como os animais que retiramos ovos, leite e a carne.

Produtos para exportação

Todos esses alimentos são consumidos e vendidos para as pessoas em todo o território nacional e também são exportados para todos os outros países. O Brasil é um país que exporta quase todos os seus alimentos. Em determinados lugares do mundo, não há condições climáticas de plantar e cultivar os alimentos. Nesse caso, é preciso exportar os alimentos para que as pessoas possam sobreviver.

Exportar é enviar para outro país qualquer mercadoria, alimento ou objeto. Sendo assim, podemos vender para os outros países móveis, alimentos, veículos, objetos de decoração e muitas outras coisas. Desde o descobrimento de nossas terras, o Brasil é um país em que exerce o extrativismo.

Frutas

O que é extrativismo?

Entendemos como extrativismo a atividade de retirar da natureza os recursos que serão utilizados para a comercialização de produtos. Existem dois tipos de extrativismo que chamamos de extrativismo mineral e vegetal.  Um terceiro extrativismo seria o sustentável, devido à irregularidade da exploração da natureza.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados