Colégio Web

5 países mais desenvolvidos da África

Publicidade

A África é considerada como sendo um dos continentes com países mais subdesenvolvidos do mundo, tendo um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) médio baixíssimo.

Mas nem por isso, não há países desenvolvidos no continente, portanto, nas próximas linhas nós vamos conhecer quais são os 5 países mais desenvolvidos da África, para que você conheça um pouco mais sobre este continente.

Ilhas Maurício

Também conhecida como a República Maurícia, esta nação, tem um IDH de 0,804, ocupando a posição de número 65 de acordo com o ranking oficial da ONU (Organização das Nações Unidas).

A região tem em seu histórico a exploração por parte dos portugueses, que teve início no século XVI, sendo que depois disto, ela passou para as mãos dos holandeses, tendo também a presença de franceses e de ingleses.

países mais desenvolvidos da África

O país se tornou independente em 1968, tendo o idioma inglês como língua oficial (apesar de ser falado por apenas 1% das pessoas, que falam o creole em sua grande maioria).

O país apresenta renda per capita de 12.100 dólares, o que coloca este país como um dos mais desenvolvidos do continente.

Tunísia

A República da Tunísia está na posição de número 91 no ranking da ONU e apresenta um IDH 0,766, com uma renda per capita de 7.900 dólares e com um PIB de 81 milhões de dólares.

Desde 1956 o país é independente (apesar de estar nas mãos de ditadores), sendo este o ano em que deixou de ser um protetorado francês (o país era uma colônia da França).

Cabo Verde

Ocupando a posição de número 102 no ranking da ONU e tendo um IDH de 0,736, a República de Cabo Verde é uma ex-colônia portuguesa, que se tornou independente somente no ano de 1976.

A renda per capita de Cabo Verde é de 3.800 dólares e seu PIB está em 1,635 bilhões de dólares. A expectativa de vida do cidadão é de 71,61 anos (considerada alta em relação ao restante do continente).

5 países mais desenvolvidos da África

Argélia

A República da Argélia é o país de número 104 no ranking da ONU, tendo um IDH de 0,733 e apresentando uma renda per capita de 7 mil dólares, além de ter um PIB de 235 bilhões de dólares.

O país só se tornou independente da França em 1962, após um conturbado processo de luta que durou mais de uma década inteira, e que culminou na chegada ao poder da FLN (Frente de Libertação Nacional), que domina a política do país até os dias de hoje.

África do Sul

O país mais rico do continente africano, a África do Sul é conhecida por conta de sua produção de vinhos de qualidade, entre outras coisas, e por ter uma economia que ocupa a posição de número 32 no ranking das economias mais importantes do mundo.

Cidade do Cabo, Port Elizabeth, Durban, Pretória e Johannesburg são as principais cidades deste país, e também são os polos de praticamente todo o desenvolvimento sul-africano.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados