Colégio Web

3 países ex-poderosos que não existem mais

Publicidade

Atualmente, é bem fácil identificar quais são os países mais importantes e mais poderosos do mundo, sendo impossível não incluir entre eles os Estados Unidos (maior potência militar e econômica do mundo), a China (maior população e maior potencial de crescimento para o futuro) e a Alemanha (país mais forte da Europa).

Mas será que estes países ainda irão figurar numa lista de países mais poderosos do mundo daqui cinquenta anos, por exemplo? Ou será que eles estavam numa lista feita há 150 anos ou há 300 anos?

É por conta do dinamismo que move a geopolítica mundial que nós mostraremos neste artigo nada menos do que 3 países poderosos que hoje em dia simplesmente não existem mais. Vamos descobrir quem são estes ex-poderosos?

Império Austro-Húngaro

Ex Paises

Este país simplesmente foi um dos mais importantes e poderosos de toda a Europa durante a segunda metade do século XIX, durando até o início do século XX, tendo sido dissolvido ao final da Primeira Guerra Mundial, em 1918.

Este importante país foi criado em 1867 por conta de um acordo que foi firmado entre as nobrezas austríaca e húngara, que acabaram por se unir, criando um dos países mais poderosos de toda a História.

União Soviética

Este país foi criado em 1922, por conta da vitória dos bolcheviques após a Revolução Russa de 1917, dando origem à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, mais conhecida no mundo todo como a União Soviética.

Durante praticamente 80 anos, a União Soviética foi uma das maiores potências mundiais, sendo o país de viés comunista mais relevante e importante da História do mundo, rivalizando com os Estados Unidos dentro de um contexto de mundo polarizado (bloco comunista e bloco capitalista) que perdurou a partir do final da Segunda Guerra e que só terminou com colapso soviético, ocorrido em 1991.

Pérsia

Pérsia

O famoso Império Persa, também conhecido simplesmente por Pérsia, foi simplesmente um dos países mais importantes e poderosos da História da humanidade.

Atualmente, o grandioso império reside apenas na memória do mundo, e tem no Irã o seu herdeiro principal, que não chega nem aos pés do que um dia foi o grande e temido Império Persa, que tinha um exército que era temido em boa parte do mundo antigo, e que rivalizava com exércitos dos mais importantes de sua época, sempre sendo temido e respeitado pelos seus inimigos mais tradicionais.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados