A enchente é caracterizada pelo transbordamento de água, através dos rios, lagos, mares e córregos. Ela é o resultado de chuvas intensas e incessantes. Na maioria das vezes ela é causada pelo excesso de sujeira nos rios lagos e etc. Fazendo com que o sistema de drenagem passe a ficar mais devagar.

Existem também as enchentes artificiais, que são provocadas por alguns erros de projetos de obras hidráulicas como pontes, bueiros e represas.
Quando ocorrem enchentes em lugares onde não há seres humanos, a natureza mesmo absorve a água, porém isso pode gerar poucos problemas no ecossistema e muitos problemas na agricultura.

Já quando ocorrem enchentes em áreas habitadas por seres humanos, dependendo do volume da água, a enchente pode ser pequena, média ou grande.

Causas antrópicas

A interferência do homem sobre o curso das águas também provoca enchentes e inundações. É o caso mais extremo de um rompimento de dique ou barragem ou principalmente pelo mau uso dos espaços urbanos.

Muitas vezes, problemas que parecem não ter soluções rápidas acabam causando mais dificuldades. Poluição elevada, por exemplo, acaba gerando mais dificuldade nesse aspecto. Assim como um sistema ineficiente de coleta de lixo pode levar ao entupimento de canais e causar outros transtornos no período das chuvas. Até mesmo as empresas e instituições podem levar ao entupimento de bueiros quando não se tem uma política de fiscalização adequada. O lixo gerado por uma enxurrada pode contribuir para que ocorra mais elevação do volume das águas.

O sistema de drenagem também aparece com frequência nas dificuldades relacionadas a esse tipo de problema. Uma construção sem bueiro ou mesmo sem contenção dos desvios de água podem provocar dificuldades com a água dos rios. É o caso que mais gera, por exemplo, enxurradas. Outras preocupações dizem respeito às ocupações irregulares ou desordenadas nos espaços geográficos. É que em determinada área pode-se observar que há leitos maiores de rios e que, em determinados momentos, podem ocorrer inundações. Se a ocupação irregular perdurar, leva ainda a problemas maiores com a vegetação que está no entorno do rio. Assim, perde-se o apoio na retenção dos sentimentos. Os leitos ficam prejudicados e ocorre aumento do nível das águas.