Colégio Web

Capitalismo financeiro

Publicidade

A terceira fase e atual mostra um capitalismo chamado de Financeiro ou Monopopis. Mais precisamente surgido depois d

Já a terceira fase do capitalismo, denominada de Capitalismo Financeiro ou Monopolista, surge no século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), com a expansão da globalização e o advento da segunda revolução industrial.

Assim, além das Indústrias que dominaram o cenário do capitalismo industrial, nesse momento, o sistema está fundamentado nas leis dos bancos, das empresas multinacionais e das grandes corporações por meio do monopólio financeiro. Sendo assim, as principais características do capitalismo monopolista, que vigora até os dias atuais são:

O monopólio e oligopólio comercial
Expansão da Globalização e do Imperialismo
Expansão das novas tecnologias e das fontes de energia
Acelerada urbanização e aumento do mercado consumidor
Aumento da concorrência internacional
A expansão das empresas transnacionais ou multinacionais (empresas globais)
A especulação financeira e economia de mercado
Investimento em ações empresariais
Fusão entre capital bancário e capital industrial

Nova fase

Alguns estudiosos acreditam que o capitalismo já entrou numa quarta fase com a expansão das tecnologias de informação denominada de Capitalismo. Com o aumento do capitalismo, começaram a surgir várias empresas, pelo fato da centralização de capitais.

Com isso o capitalismo entrou na sua fase monopolista e financeira. Isso ocorreu no fim do século XIX e no meio do século XX, porém o capitalismo só se firmou após a primeira guerra Mundial, pois foi ai que as empresas obtiveram mais poder.

Uma das marcas do capitalismo financeiro é a grande expansão do mercado de capitais. Através das vendas das bolsas de valores é que ocorreu um grande aumento de capitais das empresas.

Nos anos de 1929 ocorreu uma grande crise, que fez com que bancos e indústrias fossem a falência, fazendo com que mais de mais de treze milhões de pessoas ficassem desempregadas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados