Colégio Web

A Geopolítica ambiental

Publicidade

A geopolítica adotou uma forma de duplo processo de globalização e regionalização, sendo assim impossível não inserir a geopolítica na globalização. A globalização tem um papel muito importante no meio ambiente. A geopolítica deu seu lugar para os seus projetos, como por exemplo, a geoeconomia.

A geopolítica está ligada a todo espaço territorial e as táticas dos estados, para aumentar o território nacional e proteger as fronteiras com relação ao meio ambiente. O meio ambiente é muito importante, pois ele se degrada e se torna “menor”, tornando-se um bem econômico. Com isso as oportunidades de novas atividades ( turismo ecológico, chácaras de recreio e lazer, etc.) no meio rural vão crescendo cada vez mais.

Capitalismo e suas influências

O século XVIII, marcado pela Revolução Industrial, trouxe a máquina movida a vapor para o centro das questões. A indústria ganhava pujança e o capitalismo passa a ser chamado de Industrial.

Note-se, aqui, que a moeda não é mais o principal destaque. É o modo de produção que fica em evidência. Os capitalistas compreendem que o produto manufaturado precisa ser vencido pelo industrializado. Tais novidades movimentaram o mercado de consumo em diferentes partes do mundo. A fábrica era a fonte dos sonhos rápidos. Na cidade, o processo de urbanização já se configurava. Hoje, já falamos em ausência de trabalho manual de determinadas áreas. Nesse período, o trabalho manual estava sendo criticado. A máquina precisa se impor e substituir a força humana.

O capitalismo industrial se perpetuou até o século XIX quando o liberalismo econômico começou a ganhar espaço. O mercado precisava de livre concorrência. O Estado não tinha que intervir mais nas linhas mestras da economia.

As principais características:

Transporte desenvolvido

Produção ampliada

Preços menores

Mais operários

Relações internacionais

A chegada dos conceitos de Imperialismo e da Globalização

Produções excedentes

Fábricas aceleradas

Mercados saturados

Capital acumulado em decorrência do excedente na indústria

Essas características acima listadas fizeram com que um terceiro elemento se mostrasse mais claramente: o operário, o proletário. Esse avanço da indústria fez com que a condição de trabalho fosse um martírio, com baixos salários e desemprego. As consequências foram tantas que, em 1914, acabaram contribuindo para a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados