Colégio Web

Transporte ferroviário brasileiro

Publicidade

As grandes ferrovias foram construídas no século XIX. A maior ferrovia tem mais de 22.000 km de expansão. A segunda maior ferrovia fica no estado de São Paulo. 

No ano de 1996, as grandes ferrovias foram privatizadas. Esse processo de privatização foi realmente concluído em 1997. Ainda há uma ferrovia que não foi privatizada, que é a ferrovia norte-Sul. Essa ferrovia ligará a região Norte, ao Centro do país.

As metades das ferrovias estão localizadas nos estados de: 

– São Paulo; 

– Minas Gerais; 

– Rio Grande do Sul. 

Elas realizam um trabalho de transporte de cargas. Já o transporte de pessoas por parte das ferrovias, praticamente não existe no Brasil. 

As maiorias dos trens precisam de diesel para de locomover, pois apenas 1.916 km das linhas são eletrificadas. 

As ferrovias foram construídas em um tamanho padrão, ou seja, mais de 30 mil km, foram construídos em uma medida padrão de 1,00 m. 

No ano de 1994, foram transportadas mais de 256 milhões de toneladas de cargas, sendo que a ferrovia da Companhia Vale do Rio Doce, foi responsável por mais da metade dessas cargas. 

A mercadoria que é mais transportada chega a 150 milhões de toneladas que é o minério de ferro. 

Apesar da diferença do sistema ferroviário brasileiro para as ferrovias modernas, a produtividade do transporte de cargas tem um nível bem elevado.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados