Colégio Web

Região Nordeste

No dia do Nordestino, conheça algumas características e festas do Nordeste brasileiro.

Publicidade

O nordeste é a maior região brasileira que possui o maior número de estados:

  • Alagoas
  • Bahia
  • Ceará
  • Maranhão
  • Paraíba
  • Piauí
  • Pernambuco
  • Sergipe

O Nordeste é rico em recursos minerais. Os destaques são o petróleo e o gás natural, produzidos na Bahia, em Sergipe e no Rio Grande do Norte.

Na Bahia, o petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental e processado na Pólo Petroquìmico de Camaçari.

O Rio Grande do Norte, responsável por 11% da produção nacional em 1997, é o segundo maior produtor de petróleo do país, atrás do Rio de Janeiro. Produz também 95% do sal marinho consumido no Brasil. Outro destaque é a produção de gesso em Pernambuco, que responde por 95% do total brasileiro. O Nordeste possui ainda jazidas de granito, pedras preciosas e semipreciosas.

Essa região é a mais pobre do país. 50,12% da população nordestina têm renda familiar de meio salário mínimo. De acordo com levantamento do UNICEF divulgado em 1999, as 150 cidades com maior taxa de desnutrição do país estão no nordeste. Nelas, 33,66% das crianças menores de 5 anos, são desnutridas (mais de um terço).

Sua densidade demográfica é de 29,95 hab./km2 e a maior parte da população de concentra na zona urbana (60,6%).

Festas

Assim como em muitos lugares, no Nordeste existem algumas festas populares entre os conterrâneos que são:

Festa do Divino

A Festa do Divino, que é dedicada ao espírito santo. Realizada no dia de pentecostes a festa homenageia do Imperador do Divino. Os participantes são separados em grupos, e cada um deles é encarregado de pedir dinheiro pelas casas, onde cantam músicas do divino, acompanhadas de viola e rabeca, As folias carregam também a Bandeira do Divino para que as pessoas possam beijá-la.

Festa da Conceição da Praia

No dia 08 de dezembro é realizada a festa da padroeira da Bahia com missa e procissão. O largo fica cheio de rodas de capoeira e barraquinhas, onde são vendidos alimentos e bebidas.

Festa de Iemanjá

Essa festa é dedicada à rainha dos mares, Iemanjá também conhecida como Janaína e Nossa Senhora do Rosário.

Festa de Santa Cruz

Esta festa comemora a descoberta da verdadeira Cruz de Cristo pela Imperatriz Helena, mãe do Imperador Constantino. Essa festa é caracterizada por danças indígenas e músicas religiosas.

Festa do Bonfim

Para os baianos que seguem as religiões africanas, o Senhor do Bonfim é o mesmo que Oxalá. No dia da festa as mães e filhos-de-santo lavam as escadarias da Igreja do Bonfim com água do poço de Oxalá. Os festejos duram nove dias, com rodas de samba e capoeira. A comemoração é encerrada na “segunda-feira da Ribeira”.

Curiosidade

08 de Outubro é o dia do Nordestino.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados