Colégio Web

Conflito entre os Índios e Garimpeiros

Publicidade

Houve um grande conflito entre os índios e os garimpeiros, pois os garimpeiros invadiram as terras dos índios, trazendo graves problemas como violência, doenças e alcoolismo. Os índios chamam os garimpeiros de “comedores de terra”, pois muitos garimpeiros estão ilegalmente nas terras deles.

Para que os garimpeiros conseguissem entrar facilmente nas terras dos índios, eles davam para os índios comidas e armas. Porém foram feitas algumas denuncias contra os garimpeiros. Mais de 200 líderes de 41 aldeias levaram um documento para o Ministério Público Federal de Brasília, para que eles retirassem os garimpeiros de suas terras. Nas terras dos índios havia tanto garimpeiros brasileiros como garimpeiros estrangeiros que vieram da Venezuela. 

Neste documento estava registrado que conforme o tempo foi passando o número de invasores foi aumentando, e que eles levavam doenças para as terras indígenas e consequentemente essas epidemias matavam os índios. 

Por volta de 1993 os garimpeiros invadiram as terras indígenas e mataram a tiros, alguns idosos, homens, mulheres e até mesmo crianças.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados