Colégio Web

Aspectos fisiológicos e ecológicos da fotossíntese

Publicidade
MECANISMOS DE OBTENÇÃO DE ENERGIA PELOS SERES VIVOS

Da mesma forma que um automóvel precisa queimar o combustível para obter energia e, assim, se movimentar, os seres vivos também necessitam de energia para seu funcionamento, ou, em outras palavras, para realizar suas funções vitais.

Como os seres vivos conseguem obter esta energia?

Os animais obtêm a energia através dos compostos orgânicos assimilados na alimentação. São capazes de quebrar o alimento em pequenas porções através da respiração celular e armazenar energia.

As plantas, além de realizar a respiração celular, também são capazes de absorver a energia luminosa e a converter em energia aproveitável através do processo chamado fotossíntese.

Assim, dizemos que as plantas, de maneira geral, são autotróficas, ou seja, se auto-alimentam, enquanto que os animais são heterotróficos.

A fotossíntese está muito ligada à respiração, assim, pode-se dizer que a fotossíntese e a respiração são espelho uma da outra, e, de maneira geral, há um balanço entre estes dois processos na biosfera (= soma de organismos na Terra). Veja o esquema a seguir:

CO2 + H2O + energia, dando origem a (CH2O) + O2 = fotossíntese

(CH2O) + O2, dando origem a CO2 + H2O + energia = respiração

Tanto a fotossíntese quanto a respiração geram energia química utilizável (na forma de ATP), cuja síntese é mediada por um gradiente de hidrogênio transmembrana. O ATP é a sigla para adenosina tri-fosfato. É uma molécula que funciona como fonte de energia para o funcionamento celular.

Se a fotossíntese produz ATP, por que as plantas precisam respirar?

A principal razão é que o ATP proveniente da fotossíntese é também utilizado para a produção das substâncias orgânicas (alimento para a planta).

Durante as horas de escuridão e em células não fotossintetizantes (como as da raiz), a energia é suprida pela respiração, usando como substrato os compostos de carbono produzidos pelas células verdes na parte sintética da fotossíntese.

Outra razão porque as plantas respiram é que durante o processo respiratório são produzidas muitas substâncias importantes, como aminoácidos e hormônios vegetais.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados