Colégio Web

Os reinos bárbaros

Publicidade

1. Os reinos bárbaros 

Durante a Alta Idade Média, a história política da Europa foi caracterizada, no Ocidente, pelos bárbaros de origem germânica, que se constituíram no século V limitados pelo antigo Império romano do Ocidente. 

Os vândalos habitaram na Península Ibérica e no norte da África, eram liderados por Genserico. No século VI, durante a Reconquista de Justiniano, esse reino foi extasiado pelo Império Bizantino, e no século VII foi dominado pelos mulçumanos. 

Os ostrogodos viviam na Península Itálica, sob a liderança do rei Teodorico, porém após a conquista da Itália pelo Império Bizantino, a monarquia ostrogótica chegou ao fim, e foi substituída por uma administração bizantina na Itália. No entanto, antes da ocupação se completada, os lombardos invadiram a região da Península Itálica. 

Os visigodos habitaram no Sul da Gália e na Península Ibérica, porém foram expulsos da Gália pelos francos, e em 711 os mouros (árabes) conquistaram a Península Ibérica. Os visigodos se fixaram no norte, onde fundaram um Estado independente, chamado Reino das Astúrias

Os jutos, saxões e anglos ocuparam a Inglaterra.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados