Colégio Web

O campo gerado pelo condutor de corrente elétrica

Publicidade

O campo gerado pelo condutor de corrente elétrica 
Antes de começarmos a falar deste campo, temos que lembrar que qualquer corrente elétrica irá dar origem a um campo magnético, no espaço em que ela está. Portanto podemos concluir que esse campo é gerado em volta de um condutor, independente de sua forma. 

Experiência de Oersted 

Para “provar” existia que o campo magnético, e que ele envolvia o condutor da corrente elétrica, foi realizada a seguinte experiência: 

• Foi esticado um fio metálico sobre uma bussola horizontal, fazendo com que ele passe por uma corrente elétrica. 

Vejamos a ilustração abaixo: 


Como vimos na figura acima, a agulha magnética da bussola se mexe em volta do seu eixo, provando assim a existência do campo magnético em volta do fio. 

Com isso Oersted concluiu que o sentido do campo depende do sentido da corrente. Imaginemos que essa agulha gire no sentido anti- horário, podemos dizer que ela faz com que o sentido da corrente se inverta, ou seja, gire no sentido horário. 

Portanto podemos concluir que quando a corrente elétrica atravessa o fio, cria-se um espaço em volta dele, onde o campo magnético se torna capaz de “atuar” sobre a agulha magnética, onde o sentido do campo irá depender do sentido da corrente elétrica. 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados