Colégio Web

Florestas decíduas temperadas

Publicidade

Floresta praticamente homogênea, decídua, formada por indivíduos de porte médio (25m), encontrada em latitudes médias (35o – 45o) onde dominam climas temperados. Sua estrutura e diversidade vegetal são mais pobres que das florestas tropicais, apresentando, em geral, apenas um estrato bem definido onde predominam bétulas, carvalhos, faias, bordos e nogueiras. São bem desenvolvidas na europa e na América do Norte.Na floresta temperada existe um ciclo estacional. No inverno, os invertebrados refugiam-se no solo ou na mama que recobre a terra e muitas vezes emigram no verão para os estratos herbáceo e arbustivo. Nas savanas temperadas a intensidade das chuvas é bem menor que na região tropical, como nas savanas temperadas do sudeste da Austrália.

Floresta decíduas tropical

Ocorrem em climas tropicais úmidos com uma época de seca pronunciada, durante a qual algumas ou todas as árvores perdem as folhas. O principal fator é o forte pulso sazonal de uma precipitação anual bastante grande. Onde as épocas úmidas e seca têm duração aproximadamente igual, a aparência sazonal é a mesma que a de uma floresta decídua temperada, o "inverno" correspondendo a época de seca.

Florestas tropicais úmidas

Floresta pluvial densa muito rica em espécies, situada entre os trópicos. Considera-se floresta tropical as associações arbóreas de grande porte relacionadas a climas quentes e úmidos (equatoriais, tropicais, constantemente úmidos e climas de vertentes fortemente chuvosos). Ë a formação vegetal de máximo desenvolvimento na terra, em geral, fetos arborescentes, lianas e muitas epífitas. A temperatura nela é constante e a umidade é elevada.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados