Digite o que você quer buscar:  
Postado em 31/05/2012 18:05

Floresta

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

1 – Savanas tropicais

Necessitam de muita luz, onde há alternância de períodos de chuva e de seca, como as savanas tropicais da região oeste do Sudão (África) localizadas em terrenos planos. Savanas temperadas – A intensidade das chuvas é bem menor que na região tropical, como nas savanas temperadas do sudeste da Austrália.

2.florestas temperadas decíduas

As florestas temperadas são encontradas nos Estados Unidos, na europa Ocidental, na China, na Coréia e no Japão. Essas florestas apresentam estratificação pronunciada e grande diversidade de espécies. O clima caracteriza-se por apresentar as quatro estações do ano bem definidas: primavera, verão, outono e inverno. As folhas de suas árvores caem durante o inverno, razão pela qual são chamadas de caducifoliadas (de folhas caducas, que caem) ou decíduas. A queda das folhas está associada a uma adaptação das plantas para se defenderem da seca fisiológica, uma vez que o inverno é bastante rigoroso e a água se congela no constituição do solo, matéria orgânica, água e ar. Essa florestas apresentam vegetação predominantemente arbórea (carvalhos, bordos, faias, nogueiras) e uma fauna muito rica representada por urso, veados, esquilos, lobos, raposas, lebres, répteis, anfíbios insetos e aves.

3 – A floresta amazônica divide-se em três tipos:

Florestas densas que se subdividem em florestas de várzeas (periodicamente alagadas), florestas de terra firme e florestas de igapó (permanentemente inundadas); e florestas abertas caracterizadas por uma área de transição climática, menos úmida.

4 – Savanas – formações

A cobertura vegetal mais característica das savanas é constituída de gramíneas. Sendo o elemento principal dessas vastas regiões, são elas que lhes traçam a fisionomia. As gramíneas têm a propriedade de crescer a partir da base de suas folhas – se as extremidades forem comidas, podem continuar crescendo a partir da base.

A savana é também, pontilhada de arbustos, cactáceas e árvores de estranhas formas, todas elas adaptadas à sobrevivência na longa estação da seca. Os traços característicos desta vegetação são a capacidade de armazenar materiais nutritivos e água, quer nos troncos quer no galhos, e a propriedade de praticamente não apresentar transpiração. Espécies típicas de savana são pequenas árvores ou arbustos que perdem as folhas na estação seca ou, tratando-se das perenes, possuem folhagens muito resistente.

As savanas tropicais (campos com árvores ou grupos de árvores espalhadas) encontram-se em regiões quentes com precipitação de 1.000 a 1.500 mm, porém, com uma ou duas épocas de secas prolongadas em que os incêndios constituem uma parte importante do ambiente. Instalam-se nos climas tropicais na África, Ásia e Austrália. As estações são reguladas pela precipitação mais do que pela temperatura, como ocorre nos campos temperados. As gramíneas são intercaladas por árvores e arbustos. Fauna abundante em variedade de espécies. Savanas Tropicais necessitam de muita luz , onde há alternância de períodos de chuva e de seca, como as savanas tropicais da região oeste do Sudão localizadas em terrenos planos.


Publicidade

Recomendados para você

Comentários