Colégio Web

Você conhece a Física da Matéria Condensada?

Publicidade

Com o sucesso do seriado humorístico estadunidense The Big Bang Theory, que passa no canal pago Warner Channel e também no SBT, cresce o interesse por termos relacionados aos quadrinhos, e, principalmente, à ciência de um modo geral.

Pois uma das coisas mais interessantes que o seriado nos traz, em meio às piadas que chegam com a mesma velocidade que a luz surge ao apertarmos o interruptor, é o interesse por questões relacionadas à Física.

Isto se dá pelo fato de que dois dos personagens principais do seriado são físicos: Sheldon Cooper, o neurótico e aspergiano físico teórico, e Leonard, o asmático físico experimental.

Portanto, para dar vazão a um pouco desta ânsia por ter conhecimentos relacionados à Física, nós vamos falar um pouco mais sobre a Física da Matéria Condensada, para que você conheça mais sobre um dos assuntos que poderá surgir numa piada do seriado em breve!

Princípio

Física da Matéria Condensada

Para quem ainda não sabe, a Física da Matéria Condensada nada mais é do que o campo da Física destinado ao estudo das propriedades da chamada física da matéria, sendo que mais precisamente, ela está relacionada com a sua fase mais condensada.

Esta condensação se dá no momento em que o número de constituintes de um sistema determinado (elétrons, átomos, etc.) fica muito grande, fazendo com que as interações entre estes constituintes fiquem cada vez mais fortes.

Dentre todos os exemplos de fases condensadas que são consideradas mais comuns, podemos destacar os líquidos e os sólidos, que são originados das chamadas forças elétricas entre os átomos.

Variações mais famosas

No entanto, apesar de a fase condensada líquida, bem como a fase condensada sólida, ser mais comum em comparação com as outras fases condensadas, há algumas variações que são mais famosas.

As mais exóticas e famosas são as seguintes: o superfluído e o condensado de Bose-Einstein, que são famosas e muito estudadas desde suas descobertas.

Você conhece a Física da Matéria Condensada

Conclusão

Pois para que você não faça feio numa conversa sobre o assunto, especialmente se seus amigos forem fãs de The Big Bang Theory, ou se eles forem realmente físicos de verdade, é importante concluir o seguinte:

A Física da Matéria Condensada deve ser considerada como sendo a área da Física destinada a estudar de modo mais investigativo tudo que engloba a Física dentro do seu estado sólido, bem como também dentro de seus estados sólidos amorfos e também líquidos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados