Colégio Web

O que é Transformador Isolador?

Publicidade

A tecnologia é algo extremamente complexo para uns e extremamente simples para outros. Isso depende muito de nossos gostos e aptidões, coisas que carregamos desde que nascemos. Também possui uma boa pitada de carga genética, do ambiente, e época em que nascemos e vivemos.

Mas, a verdade é que por mais que você conheça tudo sobre tecnologia e seus equipamentos dos mais variados, ela é sim extremamente complexa, pois ela possui uma variedade quase que infinita de equipamentos, peças, circuitos, placas, entre muitos outros tipos de coisas que compõem esse mundo.

Deixando claro que aqui estou citando apenas questão de hardware e não entrando no assunto software.

Transformador Isolador

Apesar de ser algo mecânico, um relógio também é bastante tecnológico e ele é um exemplo perfeito do funcionamento de um equipamento que tenha algum tipo de tecnologia embutida. Cada um de seus componentes são como engrenagens e precisam estar em perfeita harmonia e funcionamento para que todo o conjunto seja preciso, assim como foi projetado para ser.

E jamais poderíamos falar de tecnologia sem falar da eletricidade. Ela que proporciona total capacidade de funcionamento para todos esses equipamentos, a energia elétrica é a grande alma da tecnologia digital e de todos equipamentos eletroeletrônicos. Sem ela, eles não são absolutamente nada.

Porém, fazer com que essa energia elétrica chegue dentro dos equipamentos da forma correta não é algo tão simples quanto parece. Quando plugamos algo na tomada e ele simplesmente liga. Dentro daquele equipamento há processos acontecendo em diversos componentes que são tão essenciais quanto a própria existência da energia elétrica em si.

Um desses exemplos de componentes que fazem com que a eletricidade chegue adequada aos principais circuitos do equipamento é o transformador. Existem vários tipos de transformadores, mas aqui vamos apenas nos ater ao transformador isolador. Quer saber o que é um transformador isolador? Então, confira a seguir.

O que é?

O transformador tem como função aquilo mesmo que seu nome já diz, transformar. Nesse caso o transformador é responsável pela transformação da energia elétrica que entra em um equipamento.

Sua responsabilidade é a de fazer com que ela tenha todas as características necessárias que cada componente do equipamento precisa para funcionar de maneira totalmente adequada.

Isolador Transformador

Como eu já disse, existem diversos tipos e modelos de transformadores diferentes, cada qual possui uma variação de suas funcionalidades básicas para atender as necessidades de cada tipo de equipamento, um desses diversos tipos de transformadores é o chamado transformador isolador.

Em um transformador existem dois enrolamentos, o primário e o secundário, no caso do transformador isolador ele consegue manter a mesma tensão que vem do enrolamento primário também no secundário, dessa forma, se o enrolamento primário recebe uma tensão de 127V no seu enrolamento secundário também teremos os mesmos 127V.

Esse transformador é vastamente utilizado em circuitos eletrônicos. Ele consegue isolar a tensão do enrolamento secundário da tensão do enrolamento primário, através de um isolamento físico, que existe entre os enrolamentos, o que reduz a quantidade de ruídos no isolamento secundário.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados