Colégio Web

Termologia – Termometria, Calorimetria e Termodinâmica

A área da Termologia é responsável por estudar os fenômenos relativos ao aquecimento e resfriamento de corpos, por meio da definição de grandezas. Confira!

Publicidade

A área da Termologia é responsável por estudar os fenômenos relativos ao aquecimento e resfriamento de corpos, por meio da definição de grandezas, como é o caso de temperatura, pressão, energia interna ou mesmo calor, e das relações físico-matemáticas que estão no entorno dessas situações. Os corpos, para que tal estudo seja realmente conclusivo, são analisados de modo micro e macroscópico.

Termometria

Sabemos que a temperatura, em linhas gerais, se trata de um tipo de gran­deza física, que é normalmente associada ao grau de agitação das partículas de um corpo. Em outras palavras, quando um corpo qualquer recebe energia térmica de alguma fonte dada, a agitação molecular do corpo aumenta, fazendo com que a temperatura suba. Caso esse mesmo corpo perca energia térmica, as moléculas se agitarão menos e a temperatura cairá. Ou, em qualquer uma das situações, mudará o estado físico, dependendo do corpo em questão.

Em termos macroscópicos – vistos a olho  nu – a temperatura é a grandeza física responsável por indicar se dois corpos estão equilibrados em termos de temperatura, ou, em outras palavras, se as suas partículas apresentam grau semelhante de agitação.

Calorimetria

Calorimetria

A Calorimetria vem ao encontro das necessidades de justiciativa teórica a respeito de aquecimento ou resfriamento de certo corpo, além de ser um conhecimento que se relaciona a mudanças de estado físico, a qual admitimos que exista troca de energia entre os corpos, que recebe o nome de calor.

Por essa razão, podemos concluir que o calor é um tipo de energia que é transferida entre dois sistemas que estão em temperaturas distintas entre si. Assim, o calor “flui”, de forma espontânea, sempre no sentido do objeto mais quente para o corpo menos quente.

O calor recebido por um corpo, ou superfície, pode se transformar em energia interna, ou ainda em trabalho mecânico, uma vez com o processo de dilatação, as forças que agem internamente no corpo, também são responsáveis pela realização de trabalho.

Termodinâmica

A palavra Termodinâmica – formada por dois termos gregos: ‘thermos’ = calor e ‘dynamis’ = força – é parte da Termofísica que se dedica à análise de Princípios e de leis que projetam e preveem comportamento das diversas Máquinas Térmicas. Tratam-se de dispositivos de fundamental importância, uma vez que fazem uso do calor para aplicar forças e, então, realizar deslocamentos.

Dessa forma, é importante que a Termodinâmica empreenda estudos sobre as conexões entre pressão, calor, volume, temperatura, entre outras grandezas, e todo e qualquer trabalho realizado por esses corpos ou máquinas.

O estudo desse tipo de propriedades, não é apenas algo que se relacione à uma teoria distante da realidade; é, de fato, um tema que só tem a contribuir para aspectos como o aumento da produção e da distribuição de itens alimentícios e de bens de consumo em geral, uma vez que visa a produção de motores e máquinas de maior eficiência, como ocorre com:

  • Motores a diesel que são usados em tratores – que aram a terra , nas lavouras – ou caminhões –que fazem todo o transporte de alimentos e de produtos em geral;
  • Turbinas, responsáveis por mover navios e aviões – também esses sendo importantes veículos para o desenvolvimento das sociedades.

Como se pode ver, então, são elementos que influenciam diretamente na qualidade de vida das pessoas, bem como em sua saúde, afinal a alimentação é um direito básico à vida humana.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados